Mãos que legislam
Exerceu 4 mandatos de deputado estadual. Presidiu a Assembleia e é o parlamentar com a maior produção legislativa da história gaúcha, com 101 leis aprovadas. Deputado Federal no exercício do seu primeiro mandato. Presidiu a Comissão do Meio Ambiente e é autor de 58 Projetos de Lei em tramitação.
Mãos que cooperam
Sócio de seis cooperativas (Sicredi Soledade, Cotrijal, Coagrisol, Coprel, Cooplantio e Cooplider). Trabalhou na Cotrijal, Cotrisal, Coagrisol e Fecotrigo. Autor da 1º Lei Estadual Cooperativista do Brasil (11.829/2002). Idealizador da legislação estadual cooperativista (Lei nº 11.995/03 e Decretos nºs 43.168/04 e 43.876/05). Foi presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa. Na presidência da Assembleia lançou o Programa Cooperação: o Rio Grande acima das diferenças. É vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Congresso Nacional e relator do Ato Cooperativo.
Mãos holísticas
Um deputado Holístico. Quebrou o paradigma da doença no Brasil. Criou e preside a Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde que trabalha pela verdadeira saúde: a prevenção. Idealizou e coordena, há dez anos, o já reconhecido Encontro Holístico Brasileiro, que reúne milhares de pessoas, anualmente, em Porto Alegre.
Mãos solidárias
Sempre com o lema de “fazer o bem sem olhar a quem”, criou a rede de Casas Solidárias para abrigar doentes e seus familiares nos municípios de Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria. Quem conhece o trabalho sabe da importância e da necessidade da prestação desse serviço às pessoas carentes.
Mãos de idealizador
Mais de 5 mil jovens mudaram de vida e tiveram crescimento no campo familiar, social, profissional e espiritual através dos cursos de Liderança no Paradigma Holístico ministrados pela Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras – Cooplíder.
Mãos para a agricultura
Como agricultor, faz muito pela agricultura, agricultores e produtores rurais. Trabalha para implantar em todos os municípios do RS associações e cooperativas de agricultores orgânicos (sem venenos) com o objetivo de promover a agricultura orgânica.
Mãos da segurança
Defende a utilização da tecnologia e da informação no combate a criminalidade. Idealizador da lei da tornozeleira eletrônica para apenados no RS.
Mãos que abrem as portas em Brasília
Em três anos, período que foi permitido o encaminhamento de emendas parlamentares, foram enviados recursos para 164 municípios gaúchos, aplicados nas áreas da saúde, da educação, da infraestrutura, do esporte e da agricultura.
“Vou continuar com este trabalho, abrindo portas em Brasília a todos os municípios do meu Estado.” Giovani Cherini.