Giovani Cherini dá parecer favorável a projeto que beneficia cooperativas.
O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), relatou de maneira favorável ao Projeto de Lei 3067/2011 da senadora Ana Amélia Lemos. A proposta prevê a alteração do artigo 9º da Lei nº 8.019, de 11 de abril de 1990, e o artigo 2º da Lei nº 8.352, de 28 de dezembro de 1991, para autorizar o acesso de instituições financeiras oficiais, agências de desenvolvimento oficiais, bancos de desenvolvimento oficiais, bancos cooperativos e confederações e centrais de cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.
Tramitando na Comissão Tributaçãode Finanças e (CFT), Giovani Cherini justificou seu parecer lembrando a todos o seu engajamento com o cooperativismo. “Compreendo a importância desse ramo que possibilita o crescimento e o surgimento de novas cooperativas, em especial do ramo agropecuário. Tal viabilidade econômica gera emprego e renda para o interior do nosso país”, enfatizou o deputado federal.
O PL 3.067/11 possibilita acesso ao FAT por parte das cooperativas de crédito, sendo alternativa segura e eficiente para promover o acesso ao crédito de forma efetiva, dinâmica e com menor burocracia, gerando desenvolvimento do Brasil através do aumento de emprego, renda e produção de alimentos. “É importante ressaltar que a proposta já aprovada pelo Senado Federal não alcança somente bancos cooperativos e as confederações de cooperativas de crédito. O texto possibilita acesso ao FAT a entidades financeiras oficiais e agências de desenvolvimento”, acrescentou o parlamentar.
Se aprovado pelos demais integrantes da Comissão de Finanças e Tributação, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.