Deputado Giovani Cherini propõe debate sobre a criação de órgão municipal para cuidar dos animais
O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) propôs audiência pública para tratar do trabalho realizado pela Secretaria Especial dos Direitos dos Animais – SEDA, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.
O debate foi realizado nesta quarta-feira (11), no Plenário 2, do Anexo II. Participaram da audiência a Secretária Especial de Direitos Humanos (Seda) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Regina Becker e a Pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-SP – Serviços Públicos de Gestão de Fauna, Ângela Maria Branco.
Segundo o deputado Cherini, o debate teve por objetivo estimular a criação de órgãos semelhantes em outros municípios brasileiros, além de conhecer melhor o trabalho realizado pela Instituição.
“A Secretaria é reconhecida por vários projetos que desenvolve na cidade de Porto Alegre. Costumo dizer que quem gosta dos animais gosta de gente. Quem cuida dos animais cuida de gente”, destacou Cherini.
SEDA – Secretaria Especial dos Direitos Animais
Criada pela Lei Municipal 11.101, de 25 de julho de 2011 e regulamentada pelo Decreto 17.190, de 08 de agosto de 2011, o órgão tem por missão estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal na cidade de Porto Alegre.
A SEDA desenvolve projetos como: Bicho Amigo, Educação Ambiental, Combate aos maus tratos, Adote um cavalo, Ressocializa, Campanha de Guarda Responsável, Feiras de Adoção, Espaço de adoção na Web, Padrinhos de Fim de Semana entre outros.
Em pouco mais de dois anos de trabalho a SEDA já realizou 12.737 esterilizações, 1.112 cirurgias, 9.876 fiscalizações, 4.168 atendimentos e 567 adoções.