Na quinta-feira (29) o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) participou da abertura do XV Seminário Gaúcho de Cooperativismo, promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O deputado estava acompanhado do Ministro do Trabalho e Emprego Brizola Neto. No Ano Internacional das Cooperativas, o tema escolhido para o XV Seminário foi, “Princípios do cooperativismo: teoria e prática na atualidade”.
A abertura do evento teve inicio com a recepção da cavalgada do Cooperativismo Caminhos do Padre Amstad, que refez o trajeto percorrido pelo padre cooperativista no Rio Grande do Sul. Um grupo de cavalarianos adentrou o local do evento com as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, do Sescoop/RS e da ONU, que declarou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas, e as entregou a autoridades políticas e cooperativistas. Cherini participou da cavalgada no percurso entre Espumoso e Soledade.
Em sua fala, o Ministro Brizola Neto destacou que recebeu com muito carinho das mãos do deputado Giovani Cherini e do presidente da Ocergs, professor Vergílio Perius o projeto para a criação de uma secretária do cooperativismo no Ministério do Trabalho. O ministro se comprometeu em estudar essa criação, e em trabalhar junto ao Ministério do Planejamento para que se obtenha o orçamento necessário para o desenvolvimento da secretaria. Brizola Neto ressaltou ainda, que o cooperativismo é de fundamental importância para o desenvolvimento da economia do país.
Cherini, deputado cooperativista, que iniciou a vida profissional trabalhando na Cotrijal, seu primeiro emprego de carteira assinada, iniciou sua fala parabenizando o professor Vergílio Perius pela organização do evento. O deputado que é sócio de várias cooperativas é autor da lei estadual do cooperativismo e batalha por melhorias na legislação nacional. “Tenho uma briga no bom sentido a nível nacional, acredito que está na hora de refazermos as leis nacionais do cooperativismo, ou pelo menos melhorar a nossa 5764 que trata das cooperativas urbanas, o tipo que mais cresce no Brasil. Nós precisamos realmente discutir e criar uma lei melhor. Precisamos legislar para todo o cooperativismo, para as cooperativas de crédito e para as cooperativas de trabalho”.
No primeiro dia, o Seminário contou com as presenças do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Caio Rocha, do secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan; do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e do desembargador Genaro José Baroni Borges.
Frencoop Nacional
Na sexta-feira (30), segundo dia do evento, o deputado Cherini que também é Secretário da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional, participou do último painel do Seminário intitulado “Parlamento e o Cooperativismo- Frencoops Nacional, Estadual e Municipais”. Cherini falou sobre a atuação dos parlamentares no Congresso Nacional em prol do cooperativismo.
Juntamente com o deputado Cherini, participaram o deputado estadual Heitor Schuch e o vereador Mauro Zacher. Posterior à apresentação dos três parlamentares, Perius pediu a cada um deles que intercedam em suas esferas legislativas a favor do cooperativismo.