O deputado federal Giovani Cherini PDT/RS protocolou o projeto de lei nº 6993/2013, o qual confere ao Município de Almirante Tamandaré do Sul, o título de “Terra do Gaitaço”.
A concessão deste título a Almirante Tamandaré do Sul justifica-se pelo fato de ter ocorrido, em 2002, nesse município o MAIOR GAITAÇO DO BRASIL. Neste ano, quando o então prefeito João Domingos Rodrigues da Silva idealizou o evento para comemorar o primeiro aniversário político administrativo do município, participaram 60 gaiteiros no encontro. No ano seguinte, a participação atingiu o número de 516 pessoas e o evento se consolidou definitivamente. Desde o ano de 2004, o evento acontece de dois em dois anos, sempre no mês de abril, junto com as atividades de aniversário do município e continua reunindo em todas as suas edições um número crescente de gaiteiros e tradicionalistas.
A edição de 2006 bateu o recorde mundial de acordeonistas reunidos em uma execução musical, totalizando 784 instrumentistas. Até então, a façanha pertencia à Holanda. Em 2010 o evento teve o mesmo sucesso das edições anteriores. Em 2012, o recorde foi batido com a presença de 1004 gaiteiros.
Portanto, nada mais importante para fazer jus ao município de Almirante Tamandaré do Sul do que conferir o título ora proposto, o que poderá possibilitar o fomento o turismo local, principalmente na época do evento. É uma justa homenagem a um município que vem contribuindo com a cultura e o desenvolvimento social do Brasil.