ABERTURA DO 9º ENCONTRO HOLÍSTICO BRASILEIRO (28/03/2014)
A exemplo dos anos anteriores, o 9º Encontro Holístico Brasileiro – Conferência de Saúde, Ciência e Espiritualidade foi aberto com a Chamada para a Espiritualidade com a terapeuta Anna Wertheimer, que fez uma harmonização por meio de terapia quântica Vibracional com os Sinos Atlantes de Cristal, Cura Eletrônica. Em seguida foi cantada uma série de mu sicas, por Izabel l’aryan e Catuípe Júnior, o mantra hindu “Satchita” canto pela paz e, logo depois, a apresentação do ator Arnaldo Sobrinho sobre o significado de “Kokhmahá”.
O coordenador do evento Giovani Cherini saudou ao público e falou sobre o tema “O holismo como fonte de sabedoria”. O Grupo OncoArte, composto por pacientes que já enfrentaram o câncer ou que ainda se encontram em tratamento, levou sua mensagem de superação com a apresentação e encenação da canção “Maria, Maria”, interpretada por Milton Nascimento.
O início do ciclo de palestras foi feito pelo Dr. Francisco Humberto de Freitas Azevedo sobre o tema “Oncothermia – nova esperança no tratamento do câncer”. Graduado em Medicina pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em 1973, é pós-graduado em Medicina Biomolecular na UniRio, em 1990, e especialista em Nutrologia. No Instituto de Medicina Biológica dedica-se a uma medicina fundamentada em Homeopatia, Oligoterapia, Magnototerapia e Radiofrequência.
De forma simplificada, o Dr Francisco explicou que o tratamento de Oncothermia acelera o metabolismo das células neoplásicas (que perderam suas características fisiológicas normais) coagulando o seu núcleo, sem afetar as células saudáveis. Segundo o especialista, esta é uma terapia não invasiva, totalmente indolor e livre de efeitos colaterais, apresentando resultados satisfatórios até nos casos mais avançados da doença. Este método é muito usado no Japão, China, Oriente Médio e Europa do leste e, em 2012, foi trazido para o Brasil.
O médico entende que todos os meios de enfrentamento do câncer se complementam. “Dentre eles, os considerados oficiais no Brasil são a Radioterapia, a Quimioterapia e a cirurgia. Sendo assim, parte-se do princípio que as terapias se ajudam e uma pode ser mais adequada para um tipo de tumor, ou outro. Uma terapia pode não obter resposta positiva, e a outra consegue a redução do tumor e melhora do paciente. Portanto, a associação ou mudança de métodos é desejável na luta contra o câncer”, esclareceu.
É comum, disse, o paciente recorrer aos tratamentos com químio, radioterapia e até cirurgia e, mesmo assim, o problema persistir e espalhar-se em metástases pelo corpo. “Nestes casos, sem conseguir resultados positivos, transfere-se o foco do tratamento para o combate à dor, enquanto se espera o fim. A Oncothermia chega como uma esperança para pacientes que esgotaram as possibilidades com os tratamentos tradicionais”, enfatizou.
Oncothermia, informou, tem sua base na Física. Ela resulta da combinação da radiofrequência + luz ultravioleta + calor. Sua ação é direta nas células tumorais, coagulando seu núcleo e preservando as células sadias. Ela tem um alcance não possível com as outras terapias. Portanto, um câncer resistente às terapias convencionais pode ceder com os protocolos de Oncothermia, “abrindo excelentes possibilidades para os pacientes com doenças neoplásicas”.
Segundo o Dr. Francisco Humberto, os benefícios trazidos pela Oncothermia são reais e muito expressivos e já restauraram a saúde de muitos dos seus pacientes que estavam desenganados. Logo nas primeiras sessões garante que as dores terminam e, em seguida, observa-se a redução, e com muita freqüência, do desaparecimento do tumor e das metástases. “O tratamento com Oncothermia pode ainda gerar a calcificação/necrose, ou seja, não é mais câncer, o que é um excelente resultado”, acentuou, destacando ser esta a melhor alternativa para os casos inoperáveis e para aqueles em que a químio e a radio não conseguiram resultados satisfatórios.
Informações sobre ONCOTHERMIA no site www.institutomedicinabiologica.com.br
Na sequência, foi entregue o “Prêmio Kokhamahá”, em sua quarta edição, às entidades, instituições, veículos e pessoas que se destacam na aplicação de terapias alternativas no campo da saúde e do meio ambiente. A primeira homenagem foi para o Grupo OncoArte, cujo principal objetivo é passar uma mensagem de confiança, coragem e enfrentamento aos pacientes portadores da doença. Criado em 2006 por um grupo formado por pacientes que passaram ou passam por um diagnóstico e tratamento de câncer, promove, desde então, apresentações em vários locais do país.
O segundo prêmio foi destinado para a ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária), que tem como foco congregar terapeutas comunitários, pessoas e instituições interessadas na área. Ao longo de 10 anos, a ABRATECOM reconheceu e credenciou Polos Formadores e de Cuidado, localizados nas cinco regiões brasileiras. Estima-se que cerca de 30 mil terapeutas comunitários já foram capacitados pelos formadores, incluindo mais de três mil trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias, capacitados por meio de parcerias governamentais.
A terceira homenagem foi entregue para a AGATA (Associação Gaúcha de Atividade e Terapia Assistidas por Animais). Fundada em 2011, tem como propósito a criação de parcerias com instituições sem fins lucrativos que prestam assistência à saúde de crianças, adultos e/ou idosos, doentes com déficits físicos e/ou mentais, proporcionando benefícios já comprovados em pesquisas e, consequentemente, promovendo maior afetividade nos vínculos sociais, melhora na qualidade de vida e na autoestima do assistido.
O quarto premiado foi o Hospital de Medicina Alternativa de Goiás, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás especializada em Práticas Integrativas e Complementares, com foco especial, desde a sua origem, na milenar medicina Ayurvédica, além da Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura. Fundado em 1986 pelos Vaidyas indianos, o HMA atende pelo SUS a população goiana com medicamentos produzidos em seu horto de plantas medicinais e em seu laboratório botânico.
A outra homenagem seguiu para o Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral (CONAFLOR), que busca promover a autorregulamentação da Terapia Floral no Brasil e a ética profissional, ao mesmo tempo em que estimula e promove a regulamentação por meio do incentivo e apoio a Programas e Projetos de Lei que visem à inserção das Práticas Integrativas na saúde e na educação, a nível municipal, estadual e federal. É membro atuante do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas na Saúde.
O Portal Busca Natural também foi homenageado por integrar a iniciativa inovadora de unir as áreas da saúde, alimentação e ecologia por meio de um portal e rede social. Trata-se de um projeto que reúne, integra e divulga profissionais, clínicas e cursos de todas as terapias naturais (as práticas integrativas em saúde); produtores e fornecedores de alimentação natural. Também apoia e articula práticas ecológicas e de preservação ambiental. Todos os profissionais e empresas cadastradas no site têm o espaço a sua disposição. Com isso, o Busca Natural se propõe a ser uma oportunidade para o fomento, fonte de renda contínua para o mercado de produtos naturais e das práticas naturais integrativas de saúde.
O último contemplado da noite foi o Dr Marcio Bontempo, presidente da Federação Brasileira de Medicina Tradicional. Diretor e Docente da ESCAM (Escola Superior de Ciências Naturais e Ambientais). Ele é diretor científico da Associação Brasileira de Acupuntura; membro da Associação Brasileira de Nutrologia; vice-presidente do Instituto Brasileiro de Crenoterapia e Termalismo Médico; diretor do Núcleo de Saúde da União Planetária-DF; diretor da ONG TerraBrazil, e coordenador-técnico da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas de Saúde. É autor de 67 obras.
2º DIA DO EVENTO LOTA CLUBE FARRAPOS (29/03/2014)
Com as dependências do Clube Farrapos lotadas, foi realizado o segundo dia do 9º Encontro Holístico Brasileiro, em 29/03, que conta, até o momento, com 4.200 inscrições. Após a harmonização feita pela terapeuta Anna Wertheimer e equipe, por meio de terapia quântica vibracional, houve a apresentação de um grupo de danças ciganas ao som de músicas do Gipsy Kings que contagiou o público.
Na Mostra Holística 40 reikianos fizeram mais de 300 atendimentos ao longo do dia.
O ciclo de palestras de sábado teve início pela química, cientista e escritora Conceição Trucom com o tema “Alimentação Desintoxicante e o novo Modelo da Digestão Humana”. Estudiosa em alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar, é a “Embaixadora” do Poder de Cura do Limão.
Como bacharel em Química pela UFRJ, conseguiu encontrar as melhores oportunidades para decodificar a bioquímica (parte física da vida) e aprofundar estudos no campo da alimentação e neurociência. Contudo, sempre intercalou a especialidade com estudos da metafísica, física quântica, meditação, yoga, alimentação vegana e medicina integral.
O foco, como informou, é sempre integrar o técnico e científico com o metafísico, as medicinas Ayurvédica e Medicina Tradicional Chinesa, além de toda a visão oriental do ser.
Conceição deu diversas dicas sobre a forma de alimentação que nutre, vitaliza e proporciona a saúde integral, inclusive sobre opções de consumo de laticínios vivos (que não contêm lactose, caseína, resíduos de antibióticos e agrotóxicos) e cereais de forma segura por não conter glúten e excesso de amido.
Tem sete livros publicados no Brasil sobre alimentação e saúde e realiza palestras, oficinas e cursos Brasil afora; sempre com temas direcionados para o conhecimento humano, que acredita ser a fundação para uma evolução mais assertiva e vitoriosa. Dirige o site http://www.docelimao.com.br/site/
Aromaterapia e Alimentação Viva Libertação Física e Espiritual
Terapeuta Naturista certificada pela Escola de Alquimia Joel Aleixo e Terra Flor Aromaterapia, a terapeuta Márcia Unfer é iniciada na aplicação de Reiki e busca a transformação do ser através de sua aproximação com a Natureza. Na sua palestra “Aromaterapia e Alimentação Viva Libertação Física e Espiritual” destacou que, ao escolhermos nos conectar com a natureza e suas oportunidades para a nossa evolução, sentimos, imediatamente, mudanças positivas em nossas vidas. Segundo ela, o uso dos óleos essenciais e a desintoxicação por meio da Alimentação Viva são pontes para a liberdade das melhores escolhas e alegria de viver.
Empresária no ramo de alimentação há mais de 20 anos, atualmente está à frente do Grupo Fratino, empresa familiar que prima pela produção e fornecimento de alimentos naturais, vivos, onde divulga os benefícios físicos e espirituais do consumo consciente e sustentável. Dedica-se à organização de cursos e workshops de Alimentação Viva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Palestrante do IV Congresso Vegetariano Brasileiro-Vegfest, tem receitas publicadas em sites como http://docelimão.com.br , revistas e jornais como Estilo Zona Sul e Jornal +Petrópolis.
Em seu site http://www.fratino.com.br/ divulga e incentiva a Alimentação Viva, os Tratamentos Naturais e atitudes positivas na relação do homem com a Natureza. Em seu consultório, estimula o consumo de alimentos crus como acelerador dos resultados das terapias naturais. Lançou no evento o livro “Cozinha Viva 107 Receitas Fáceis”.
A Lei da Atração e a Era do Ouro
“O que você pensa você sente, o que você sente você vibra, o que você vibra você atrai. Somos seres vibracionais que interagem no Universo”. Desta forma, o escritor Carlos Torres abordou o tema da sua palestra “A Lei da Atração e a Era do Ouro”, destacando a necessidade de se assumir o controle da vida neste planeta. Formado em administração de empresas, iniciou-se no processo de busca através do ocultismo, teosofia, espiritismo, projeciologia e conhecimentos ocultos sobre o antigo Egito.
De acordo com Carlos, muito se fala em Nova Era, porém, em ternos planetários e cósmicos, questiona o que realmente representa e alerta que deixemos de ser observadores para assumirmos o posto de participantes. Segundo ele, a lei da atração tem sua origem no espiritual e os irmãos de dimensões superiores estão nos auxiliando na nova jornada evolutiva pelo desejo de que nos preparemos e assumamos nossas responsabilidades como seres criadores. “Querem ver as pessoas agindo e não se tornando reféns, querem que as transformações ocorram e estão nos trazendo as ferramentas necessárias”, acentuou.
Explicou que a base da Lei da Atração é que tudo está vivo e vibra. “Tudo tem uma energia, inclusive os pensamentos. Se o pensamento vibra, então o que criamos em nossas mentes não é algo estático. Quando está pensando, está provocando uma ação física”, disse, lembrando que “semelhantes atraem semelhantes”. “A energia do pensamento é energia taquiônica e ela é 27 vezes mais rápida que a velocidade da luz”, ressaltou. Informou, ainda, que a Lei da Atração funciona por intermédio das pessoas por serem o único veículo que estabelecem ligações vibracionais. “O que determina uma real e forte vibração não é o pensamento positivo por si só, mas sim as intenções e os sentimentos que nele estão atreladas”, concluiu.
Dentre os livros de grande sucesso estão “2012 A Era de Ouro” (Best-seller 2008), ” A Lei da Atração”, ” O Grande Pulso” e “A Lei do Compartilhamento” e “O Povo Azul”. Para mais informações no site http://carlosttorres.wix.com/carlostorres
Sexo Sagrado: fonte de vitalidade, conexão e espiritualidade
Com extensa formação internacional em Tantra, Yoga, Ayurveda e diversos cursos em sexologia, Paula Fernanda Andreazza é especialista em Educação Sexual Somática e proferiu a palestra “Sexo Sagrado: fonte de vitalidade, conexão e espiritualidade”. É terapeuta e organiza cursos para casais e individualmente no Brasil e exterior. Segundo ela, a Massagem Tântrica busca despertar novas sensações em nosso corpo e relaxar a mente, elevando o nível de prazer físico, mental e emocional, nos conduzindo a uma vida mais plena e feliz.
Na avaliação da terapeuta, o caminho do autoconhecimento e aperfeiçoamento profissional estão intimamente ligados e, desta forma, sempre busca novas técnicas que possam ampliar seus horizontes e aprofundar ainda mais seu trabalho como terapeuta tântrica. “Estes tempos que tenho passado na Europa me ajudaram a reconhecer novas dinâmicas de grupo, aprender novas técnicas, aprofundar meu autoconhecimento, aperfeiçoar e dividir este conhecimento, auxiliando meus clientes a melhorarem sua qualidade de vida através do Tantra”, afirmou.
Cure-se Antes que Você Adoeça
“Cure-se antes que você adoeça” é o tema da palestra e do livro da pedagoga Irlei Wiesel. Com pós-graduação em Psicopedagogia, atua há mais de 15 anos com psicoterapeuta com especialização em hipnose. Ela advertiu os imprevistos da saúde causados pelo estresse, pelo medo e pelo cansaço exagerado. Quando a saúde adoece, alerta, os projetos traçados, a longo prazo, ficam comprometidos. “Na ânsia de cumprir com tudo, adoecemos”, destacou.
“E o mundo atual cobra por pessoas altamente produtivas, em busca constante pelo sucesso, por excelentes resultados, estratégias vencedoras, competência, liderança pessoal e profissional, entre outras”, afirmou, com a advertência de ser estar em estado de alerta aos sinais do corpo. “É uma corrida com foco no retrovisor”, avisa. E faz os seguintes questionamentos: “Qual o preço que a saúde paga por nos colocar constantemente na potência máxima? Quando a saúde adoece como ficam os projetos e compromissos assumidos quando ainda estávamos sadios?, entre outros.
Saúde Mental e Ayurveda
O terapeuta Ayurvédico Claudio Renê Perotto falou sobre “Saúde Mental e Ayurveda – como os princípios do Ayurveda podem ajudar a reduzir os danos mentais e promover o reequilíbrio”. Conforme informou, existem cinco pilares fundamentais para a saúde e reequilíbrio físico e emocional: alimentação, sono, sexo, exercício físico e ambiente. Sugere a prática da meditação a fim de elevar a qualidade da energia vital, aproximando o ser humano do divino, sua relação com o outro, com ele mesmo e com o ambiente que o cerca e levando-o à paz, à satisfação, à coragem e à estabilidade psicológica.
“A virtualização da realidade em que vivemos afasta o ser humano da percepção do momento presente e de si mesmo, gerando as doenças e os desequilíbrios psicoemocionais. Sair do isolamento e voltar a viver em comunidade aumenta a sensação de segurança e controle do sentimento de falta”, afirmou. Claudio coloca à disposição de todos os terapeutas o site Busca Natural, do qual é diretor, para divulgar seus cursos, trabalhos, tratamento e eventos: www.buscanatural.com
Vida & Riso: Sorrindo para a vida
Para praticar o riso, a terapeuta holística Caroline Mello falou de forma descontraída sobre o tema “Vida & Riso: Sorrindo para a vida”. De acordo com Caroline, esta técnica é um despertar para sorrir mais na vida, melhorando o humor, equilibrando as emoções e manifestando atitudes mais positivas na vida. Com a prática, afirma, ativa a motivação e a criatividade das pessoas nas atividades rotineiras, estimulando sua integração no grupo.
Sua palestra foi seguida do que chama de vivência: uma série de exercícios para praticar o riso por meio de uma forma lúdica. A especialista motiva o riso do autoabraço e do abraço compartilhado. Uma forma de melhorar a autoestima e os relacionamentos. Vida & Riso é uma atividade motivacional, de conhecimento e conscientização da importância do riso na vida. Uma pratica do riso, do sorriso, da gargalhada e com movimentos corporais e respiratórios. Caroline Mello é diretora do Centro SerArte, administradora, artista plástica e facilitadora de atividades vivenciais e palestras sobre Arte e Desenvolvimento Integrado do Ser. Seu trabalho está fundamentado em suas formações e experiências em Recursos Humanos, T&D, PNL, Yoga Integral, Yoga do Riso, Arte e Mandalas.
BioNanotecnologia ao alcance de todos
O físico francês Pierre Basmaji falou sobre o tema “BioNanotecnologia ao alcance de todos: tempo reversível”. De acordo com ele, esta ciência é o caminho para a longevidade, sendo possível voltar no tempo e obter saúde e pele saudável. O especialista, com mestrado e doutorado em biomateriais, na França, garante que o potencial da BioNanotecnologia permite reverter sinais de envelhecimento e doenças crônicas usando as células tronco vegetais do chá verde potencializada pelo processo bionanotecológico. “Trata-se do elixir da longevidade chamado de nanolux – fibras de polisacarose (naturais) ricas em aminoácidos e complexo de vitaminas, que agem no sistema imunológico do organismo tendo 100% de aproveitamento. Explicou que esse processo ocorre pela absorção sublingual que, no caso, é o que existe de melhor para o organismo. “É a única pele natural do mundo que atua na cicatrização de pés diabéticos e queimaduras cotidianas, produto à disposição da população brasileira”, concluiu. Mais informações pela empresa JDlife.
O orgonito e seus benefícios para o bem-estar
A especialista em cura quântica, Karen Rodriguez Sieveking, palestrou sobre “O orgonito e seus benefícios para o bem-estar para todos”. Ufóloga e designer de jóias terapêuticas, é formada em Radiestesia pelo Instituto de Desenvolvimento Pessoal de Ensino Superior de São Paulo, e em Mesa Radiônica com a co-inventora Regia Prado, em São Paulo
Karen se especializou em cura quântica e biomagnetismo, no Chile, e se tornou pesquisadora das energias que envolvem a saúde e o bem-estar internos dos seres humanos. Com 12 anos de estudos em Ufologia, a terapeuta adaptou para o Brasil a engenharia dos orgonitos – reconhecidos por psicanalistas.
Segundo explicou, orgom, como ficou conhecido, acumula a energia negativa que está ao redor dos seres e a transforma em energia positiva, beneficiando tudo e todos a sua volta.
Acredita que a energia dos orgonites possa ajudar ao planeta e às pessoas a terem qualidade de vida com muita saúde por auxiliar no combate às radiações eletromagnéticas negativas. De acordo com a especialista, colocando os orgonites em cima de televisões, computadores, ou perto de torres de celulares, por exemplo, promove-se uma harmonização e melhora da energia dos ambientes. “Eles também podem ser utilizados em sessões de meditações para energizar alimentos, plantas e muito mais”, informou. Já em relação à mesa radiônica, a terapeuta ensinou que é um recurso muito utilizado para livrar ambientes de energias nocivas, revitalizando-os para torná-los propícios ao sucesso de projetos e alavancando-os nos negócios.
Karen esclareceu que os orgonites modernos são produzidos artesanalmente a partir de uma substância matriz composta de três elementos básicos: um orgânico (que atrai a energia), um metálico (que reflete a energia) e um cristal (que modula a energia). O elemento orgânico geralmente usado é a resina, mas pode advir, também, do caramelo de açúcares, do mel, de ceras naturais, das lãs naturais, entre outros.
Psicologia Transpessoal e Portais Interdimensionais
Ao longo dos últimos 20 anos, a terapeuta floral e terapeuta em abordagens integrativas, holísticas e transpessoais, Rogéria Comin faz formação e atualização na área dos florais, e realiza cursos com os pesquisadores nacionais e internacionais dos sistemas florais existentes, ministrando cursos e palestras sobre os temas das práticas integrativas e complementares.
Abordou em sua palestra o tema “Psicologia Transpessoal e Portais Interdimensionais: A construção de uma essência a partir de Campos de Consciência”. De acordo com Rogéria, a Psicologia Transpessoal é uma abordagem da Psicologia que abrange conteúdos de várias escolas e refere estudos sobre estados alterados de consciência e suas conexões com as diferentes realidades. Neste caminho, utiliza pesquisas e experimentos da física moderna e traz a possibilidade da conexão entre os campos de consciência, com energias das mais variadas frequências, muitas originárias das mais diferentes dimensões por meio de Portais Interdimensionais.
“Isto proporciona a possibilidade de interações e fusões de frequências que acessam o inconsciente individual e coletivo. Dentro desta perspectiva de interconexão, estaremos vivenciando a criação de uma essência de campos de consciência”, explicou.
É pós-graduada em Terapia Floral pela FACIS/IBEHE/SP; pós -graduada em Psicologia Transpessoal, pela UNIPAZ- RS; sócia fundadora e presidente de honra da ARTFLOR (Associação Riograndense de Terapeutas Florais/RS); presidente nacional do CONAFLOR (Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral); administradora do Espaço-Escola Sacerdothiza no RS; pós-graduadaem Terapia Floral pelo IBEHE/FACIS/SP e pós em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ/RS.
Benefícios do Uso da Terapia Floral: Alzheimer e Câncer
A professora Rosangela Vecchi Bittar falou sobre o aspecto holístico da saúde e a Terapia Floral como prática complementar à saúde, especialmente nas doenças Alzheimer e Câncer. Relata com resultados positivos alcançados e registrados em pesquisa científica e nos atendimentos ambulatoriais que somam mais de 5 mil com Terapia Floral, no Hospital Universitário e em consultório em entidade filantrópica voltada para o câncer.
Rosângela é terapeuta título de Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco (com prática de Terapia Floral desde 1992), Aromaterapeuta, Terapeuta Floral, Mestre em Reiki, Cromoterapeuta, Bioletrografia, Professora, Escritora, Palestrante convidada dos temas relacionados às práticas complementares, Envelhecimento Saudável, Prevenção, Alzheimer e Câncer. Formação Acadêmica como Pedagoga e Bacharel em Ciências Econômicas. É, ainda, Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer Reg. Pernambuco gestão 2008 a 2016 introduziu o uso dos florais na regional através dos grupos de apoio e divulga o trabalho dos florais neste contexto em vários estados brasileiros.
Terapeuta Floral voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE, de maio de 2008 a janeiro de 2013, hoje coordena o Projeto Colorindo Vidas de atendimento com Terapia Floral a pacientes oncológicos no Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer de março/2013 até a presente data.
Em 2013 foi convidada a ministrar Curso em Lisboa e Porto Portugal ensinando a terapeutas complementares e profissionais de saúde de como Usar as Essências florais no Câncer e no Alzheimer, curso este já ministrado em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. É autora de quatro livros.
Biodanza: A dança da vida, do amor e da potencialidade humana.
Através do movimento da música e expressão das emoções ocorre o reforço da identidade e a clareza do “EU SOU”. Dentro deste entendimento, a psicóloga, mestre em PNL, Eloir Severo, palestrou sobre “Biodanza”, a dança da vida, do amor e da potencialidade humana. Segundo ela, tal vivência fortalece a capacidade da relação consigo, com o outro e com o mundo, assim criando uma egrégora de amor e evolução. Assim explicou Eloir, Master em Educação Biocêntrica e Avatar pela Star’s Edege (Orlando-USA). Fez especialização com Robert Dilts; Linda Sommer; Roger Balley; Ditata em Biodanza pela Internacional Biocentric Fundacion de Londres. Ministra cursos em vários segmentos a mais de 25 anos no Brasil e exterior. De acordo com a terapeuta especialista, a Biodanza, visa a estimulação dos potenciais de saúde em sua totalidade. Sua orientação é a integração do corpo e mente.
ALEGRIA E HARMONIZAÇÃO NO TERCEIRO DIA DO EVENTO
Em clima de muita energia e paz, o terceiro dia do 9º Encontro Holístico Brasileiro começou domingo, 30/03, com a música em homenagem a Saint Germain, com a participação de todo o público que cantou e dançou, e, em seguida, com a harmonização do ambiente, no Clube Farrapos. Com atividades durante todo o dia, o público fez uma imersão em todas as técnicas holísticas por meio dos mais diferentes temas de palestras proferidos no salão principal, enquanto que mais de 40 terapeutas voluntários prestaram 1.500 atendimentos de Reiki e massoterapia, inclusive com fluídos de bastões e outras métodos de relaxamento, ao longo dos três dias de evento.
Terapeutas e interessados de todo o Brasil, entre diversos secretários de saúde, lotaram todas as dependência do clube. Houve mais de 4.200 inscrições. Os organizadores do evento anunciaram que o 10º Encontro Holístico Brasileiro será realizado em outro local, mais amplo, no final de março do ano que vem. A data e local serão divulgados brevemente.
O hino do evento, Kokhmahá (www.giovanicherini.com ), contagiou todos os participantes nos três dias de evento, cantado sempre antes das palestras de abertura do idealizador do evento, Giovani Cherini, sobre a importância das terapias integrativas.
Cura Reconectiva
Considerada uma alquimista da era moderna, Lorena Rodigheri, com formação em Cura Reconectiva e Reconexão, falou sobre este tema como experiência que revoluciona o planeta.Há quase 20 anos vem se especializando na arte de curar o corpo e a alma. Graduada nos módulos mais avançados da Escola de Alquimia, habilitou-se em 2011 em Fluído Bastões.
“A cura reconectiva é a inteligência do universo a dizer ao corpo como curar-se.”, afirmou, acentuando que o benefício vai desde uma unha encravada até uma doença considerada incurável. Na forma prática, a terapia para algumas pessoas acontece em uma única sessão; para outras, duas ou três, podendo ser presencial ou à distância – com a mesma eficácia.”Proporciona um equilíbrio tanto a nível físico, mental, emocional, espiritual e outros cujos nomes ainda são desconhecidos”, informou.
Lorena explicou que, durante a sessão, basta o interessado estar relaxado e permitir que a inteligência do universo atue: “cada pessoa recebe a cura que mais necessita, não necessariamente a que acredite ser a mais importante”. Reconexão, disse, é um trabalho feito por meio das linhas axiatonais do corpo (chakras) que se estendem além do corpo e nos reconecta com a malha energética do planeta e, consequentemente, com a energia universal que a tudo permeia.
“A reconexão nos desperta para a imensidão de luz que somos, começamos a estar cientes das várias dimensões da nossa existência. O tratamento propicia que a pessoa se alinhe para estar no lugar certo, hora certa, com a pessoa certa, fazendo seu objetivo de vida”, concluiu.
Equilibrando a sua saúde e fabricando seu próprio “remédio”
Proprietário do Horto Medicinal Alecrim, em Igrejinha, Telmo Silva, bacharel em Serviço Social, é autor do livro “Ervas e Plantas Medicinais: do empírico ao cientifico”, escrito especialmente para médicos, homeopatas, farmacêuticos, biólogos, botânicos, nutricionistas, veterinários, professores e demais interessados em aprender a extrair da natureza produtos sem aditivos químicos.
Criou a Farmácia Viva, uma parceria com o departamento de saúde da Unisinos, que visava o estudo, da catalogação e uso das plantas para a Medicina. Criou o Horto de Alecrim, em Igrejinha, que conta hoje com 200 espécies e servindo de arquivo vivo de ervas e plantas para estudo, pesquisa e treinamento em todo o Estado do RS.
Terapia Assistida por Animais
Com a iniciativa que nasceu no Rio Grande do Sul, a Dra Bernadette Serra Rego, médica, especialista em psiquiatria, mestre em psicobiologia, falou sobre o tema “Terapia Assistida por Animais”. Ela desenvolve trabalhos de atividade e terapia com animais desde 2010. Seu primeiro projeto, intitulado Dr. 4 Patas, começou na cidade de Natal (RN), Canoas (RS) e Rolante (RS), levando cães e gatos para interagir com pacientes psiquiátricos institucionalizados e crianças internadas em hospitais no RN.
No Rio Grande do Sul, iniciou um trabalho de Terapia Assistida por Animais no CAPS AD Igara, em Canoas, em parceria com a Unidade de Bem-Estar Animal do município. Ali realizou trabalho com cães e gatos com excelente resultado. Logo após, o Dr. 4 Patas levou a terapia Assistida por Animais para o CAPS Nova Vida, em Rolante, em um trabalho com crianças hiperativas. Nesse mesmo período, firmou outras parcerias para compor a Associação Gaúcha de Atividade e Terapia Assistida por Animais (AGATA), da qual faz parte da diretoria.
Na sua palestra, Bernadette abordou sobre o que é essa modalidade terapêutica e quais os benefícios da interação humano animal. Foram evidenciados por ela exemplos de trabalhos realizados nessa área, alem dos cuidados necessários em relação aos animais e onde buscar formação.
Bebida Alcoólica e Cigarro: Visibilidade Zero
Propondo-se promover uma revolução entre os produtos geradores de vícios, o médico autolicenciado do Conselho de Medicina, Mauro Kwitko, palestrou sobre o tema “Bebida Alcoólica e Cigarro: Visibilidade Zero! A Força da Indignação Pacífica”. Para tanto, é o autor de um futuro Projeto de Lei Popular em Porto Alegre propondo a ideia de que esta seja a primeira cidade no mundo onde será obrigatório que as bebidas alcoólicas e o cigarro estejam escondidos dos olhos e dos ouvidos da população.
Diz o projeto: “Nunca mais haverá bebidas alcoólicas e cigarro expostos em outdoors, indoors, supermercados, restaurantes, bares, padarias, incluindo expositores, boxes, banners, balcões, mesas, cadeiras, freezers, em lojinhas de conveniência, em postos de gasolina, em aeroportos, em rodoviárias, em estádios e ginásios esportivos, nunca mais haverá anúncios em rádios, jornais e televisões, não será permitido a transmissão pelas televisões ou cinemas de filmes, mini-séries, novelas, documentários etc. em que apareçam pessoas bebendo ou fumando, não será permitido o patrocínio dessas drogas em eventos de qualquer natureza (esportivos, recreativos, rodeios etc.), os caminhões transportadores dessas drogas para os locais de venda não poderão ostentar em sua carroceria o seu conteúdo, os engradados ou caixas ou pacotes de bebida ou cigarro adquiridos em supermercados ou bares, estarão lacrados e envoltos em embalagem para não evidenciar o seu conteúdo etc.”
De acordo com o médico, que também é especialista em Psicoterapia Reencarnacionista e Regressão Terapêutica, trata-se de um projeto de conscientização espiritual de todas as pessoas envolvidas no ciclo de plantação/confecção/produção/distribuição/divulgação/venda dessas drogas.
Hipnose Condicionativa e a Teoria da Concepção
Reconhecidamente como um dos maiores nomes da hipnologia científica mundial, Luiz Carlos Crozera é o criador da Hipnose Condicionativa (técnicas de Condicionamento Mental) e da Teoria da Concepção. É o fundador e Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia e da Sociedade Ibero Americana de Hipnose Condicionativa, palestrante e conferencista. Na palestra Hipnose Condicionativa e a Teoria da Concepção, informou que esta técnica é a mais nova descoberta que está revolucionando as ciências biológicas: “a intenção do pai e da mãe, no exato instante da relação sexual que produzirá um novo ser humano, repercutirá diretamente no comportamento no físico e no mental do ser humano que será gerado”.
Explicou que a intenção (frequência vibratória) do pai e da mãe, que levou a concepção, está gravada na base da memória inconsciente e corresponde aos primeiros registros mentais que nortearão toda a vida, formado antes da nossa constituição biológica. “Se conseguimos ver e/ou sentir esses registros mentais, em estado de hipnose, é porque existíamos, antes de sermos concebidos biologicamente”, acentuou.
Durante o tratamento, informou que a hipnose regula a autoestima (processo terapêutico) e equilibra o centro das emoções, controla a ansiedade, o mecanismo da vontade etc. “Cada um de nós quando nasce ganha seu livre-arbítrio e cabe a cada um buscar ter qualidade de vida com momentos felizes. “Arbitramos pela nossa vida e pela nossa existência”, afirmou, destacando que 90% da população procura por consultas médicas devido à carência afetiva”, afirmou, com a informação de que, neste mesmo índice, todas as doenças surgem na mente humana e a hipnose é o meio mais rápido de tratamento.
Dr. Crozera acompanha e assessora diversos projetos nas mais diferentes áreas da saúde física e mental, na educação, criminalística e recursos humanos.
Ginástica Chinesa
A educadora física com ênfase na área da Gerontologia, (o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos), Alessandra Zucatti, proferiu palestra sobre “Ginástica Chinesa – Lian Gong – a prática da longa vida”. Ela atua, principalmente, nos seguintes temas: Ginástica Chinesa – Lian Gong, Tai Chi Chuan e Grupos de Convivência. É Mestre em Ciências Médicas com especialidade em Endocrinologia, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e praticante de Tai Chi Chuan, desde 2005, no Centro Cultural Chinês. Ela fez com o público uma técnica terapêutica e preventiva buscando a concentração de cada um, com movimentos lentos e precisos, a fim de alcançar resultados de relaxamento e de alongamento e, depois, explicou a teoria dos movimentos.
Saúde Integral e Espiritualidade
A busca da saúde como uma base científica para espiritualidade foi abordada pelo filósofo holístico e escritor polígrafo brasileiro, Luís A. W. Salvi, por meio da palestra “Saúde Integral e Espiritualidade”. É autor de mais de 140 obras sobre os grandes temas da transição planetária e da nova civilização cósmica, sendo especializado em calendários mundiais, geografia sagrada e no esoterismo em geral.
De acordo com Salvi, a evolução caminha para as sínteses. “Há alguns séculos tivemos a mensagem de São Francisco que indicava que a natureza, portanto a saúde, também é algo sagrado. Esse processo moderno veio anunciar os novos tempos de síntese entre a ciência e a espiritualidade tendo a saúde como elo necessário para as novas buscas do sagrado”, afirmou. Segundo ele, esse processo histórico gerou uma ruptura com o passado e está na construção do novo mundo e de uma nova humanidade originando, inclusive, o renascimento, cujo espírito é essencialmente holístico.
Mandalas Alquímicas
A terapeuta holística, Rosana Costa Szalanski, Reiki Master e artista sintonizadora das Mandalas Alquímicas, proferiu palestra sobre “Mandalas Alquímicas”, campos de energia luminosos que centram e harmonizam. Fez uma experiência prática sobre o tema, propondo a todos fazer uma oração de libertação simultaneamente utilizando pinturas sintonizadas com a energia dos Anjos e Mestres da Grande Fraternidade Branca Universal. Rosana é co-criadora e facilitadora da vivência Mandala Terapia e de outros cursos para expansão da consciência. Blog: belamandala.blogspot.com
Animais de Poder e os 3 poderes da Mãe Terra
“Animais de Poder e os 3 poderes da Mãe Terra. A vida é simbólica comece a interpretá-la”. Este é o tema da palestra feita pelo Mestre em Terapia Xamânica Guarani e Pré Inca, Marcelo Monteiro, natural da Amazônia, onde passou sua infância interagindo com os animais, de forma intensa e isento de medo. Aos 10 anos se mudou para o Rio de Janeiro e teve que aprender a sofrer uma vida urbana sem a presença dos animais. “Como tudo tem um sentido, a vida nos dá sinais a todo instante e observando a vida, fui aprendendo a trabalhar com a energia dos animais. Uns chamam isso de superstição ou fé. Eu chamo de conexão com a essência que está em cada um. Mas estamos todos conectados à natureza; cada um na sua frequência, na vibração que se identifica”, destacou.
Como explicou, há milênios, todas as tradições Xamânicas trabalham com alguma forma de relacionamento com as energias dos animais. “Para aqueles que têm sua essência, vivem em contato com a natureza e percebem os sinais escritos por ela, os animais são magias, espíritos, são muito mais do que apenas símbolos de prosperidade, de fé, de alegria dinheiro, de amor, de sorte”, afirmou, questionando quem nunca teve um elefante de costas para porta de entrada ou um pé de coelho, uma coruja de óculos.
Hoje, é praticante nível 8 de E.M.F. Balance Technic e professor na Terapia Reflexos. Ao longo de 10 anos de vivências e pesquisas, desenvolveu um método sutil e amoroso de trabalhar a energia dos animais, plantas e cristais. É criador e coordenador do site: www.animaisdepoder.com.br e tem formação terapêutica nas áreas de Cura Quântica Estelar, Radiestesia e Radiônica. Suas curas são realizadas por meio de Cristais Radiônicos e Auriculoterapia.
Simplicidade e encantamento são características reconhecidas deste Xamã que guarda o conhecimento de uma sabedoria ancestral de conexão com os três Poderes da Mãe Terra a fim de auxiliar as pessoas a resgatarem seu poder pessoal, a autonomia sobre suas vidas e a corporificação de uma consciência de liberdade.
“Ao longo da história, os animais acabaram associados a uma ideia particular, porém temos que ter consciência do que é costume, lenda, mito ou um símbolo cósmico e do que ele representa para a vida. Os animais são esses símbolos de energia que existem dentro de nós. Cada pessoa tem os seus animais de poder e o seu totem pessoal. E esta simbologia não é só aos animais que se aplica, mas às plantas e às pedras (cristais)”, concluiu.
Conquista da saúde integral
O tema “A Conquista da saúde integral” foi abordado pelo Dr. Uronal Zancan – Ortopedista, Médico do Esporte, pós-graduado em Psicologia Transpessoal, diretor da Clínica Urgetrauma, presidente da ONG Instituto Pró-Saúde, idealizador do PRO SER (Programa de Otimização da Saúde, Emagrecimento e Rejuvenescimento). Segundo ele, até a definição de saúde está condicionada ao paradigma de doença. “Promover saúde não é terapia, é prática”, afirmou, incentivando os exercícios físicos.
Ao final do evento, o idealizador do encontro, deputado Giovani Cherini, lançou a Carta à Humanidade com os seguintes dizeres: “A partir de hoje serei o teu representante e você o meu para, juntos, construirmos a FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) em todos os lugares onde formos. Iniciando dentro da nossa família, no trabalho, na nossa cidade, no nosso país e no nosso planeta”.