Lançada a Frente Parlamentar da Ovinocultura na Feovelha
Com o objetivo de defender a criação de uma política nacional de incentivo, estimulando a pesquisa, a criação e o abate de ovinos e caprinos, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) oficializou, na noite desta quinta-feira, 29, a Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura. A Frente Ovino, como será chamada, foi lançada durante as festividades da Feovelha 2015, evento realizado tradicionalmente no município de Pinheiro Machado.
Segundo Giovani Cherini, a ovinocaprinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro, sendo o país o 18° colocado no ranking mundial de exportações com números que indicam cerca de 25 milhões de cabeças entre as duas categorias. “Como criador de ovinos, posso afirmar que esse setor possui enorme potencial e pode gerar mais de 120 mil empregos em todo o Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, são quatro milhões de cabeças”, afirmou o parlamentar.
Entre os assuntos abordados no ato, destaque para a intenção de criar a Frente Parlamentar de Apoio a Ovinocaprinocultura na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, formando assim, uma forte corrente em prol do setor.
Diversas autoridades e representantes do setor estiveram presentes na solenidade, entre eles, o deputado estadual Ciro Simoni, o presidente do Sindicato Rural Rossano Lazzarotto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mateus Garcia, vereadores Fábio Ferreira Dias, Paulo Roberto Burgo Alves e Geovane Dutra Teixeira (presidente), presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e presidente setorial do Mapa, Paulo Schwab, e representantes do Sebrae, Senar, Farsul e da comunidade de Pinheiro Machado e região.