Gaúchos fazem esforço concentrado em Brasília para amenizar situação das cheias no RS

Gaúchos fazem esforço concentrado em Brasília para amenizar situação das cheias no RS
Compartilhe!

Prefeitos, representantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional, governo do Rio Grande do Sul e governo federal estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 3, em Brasília, para tratar da situação de urgência e emergência que vive o Estado em razão das enchentes. Às 9 horas, a audiência ocorreu com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, onde a comitiva do RS apresentou os números e os prejuízos que a enxurrada está causando.

Acompanhado de assessores do deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), o prefeito de São Borja, Farelo Almeida, explanou a situação caótica de seu município, onde mais de 2.500 pessoas estão fora de suas casas. Os prejuízos ainda são contabilizados na agricultura, em estradas e pontes. O levantamento parcial feito pelo chefe do executivo municipal indica que São Bora possa ter prejuízo de até R$ 30 milhões. O Rio Grande do Sul vive um momento extremamente difícil. Estamos preocupados e ansiosos. “Penso que devemos concentrar todos os esforços para que possamos recuperar, rapidamente, os estragos causados pelas cheias”, argumentou Farelo Almeida.
O pedido coletivo dos municípios gaúchos ao governo federal é de que sejam viabilizados cerca de R$ 200 milhões de forma urgente, sem burocracia. “Os prefeitos precisam de recursos livres para trabalhar adequadamente”, afirmou o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Seger Menegaz.

Ainda hoje, ocorrem audiências no Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Palácio do Planalto e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ciente dos prejuízos no Estado, Giovani Cherini já havia tido audiência na terça-feira, 1°, com o ministro do MAPA, Neri Geller. Na oportunidade, o deputado federal fez o pedido de viabilização de maquinários aos municípios atingidos pela enchente. Na tribuna da Câmara Federal, o parlamentar pediu o apoio do governo.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *