O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) acompanhou, no mês de março, uma comitiva da região da campanha liderada pelos vereadores pedetistas Marcus Roberto Leitzeke e Getúlio Porto, de Hulha Negra; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Candiota, Guilherme Barão; Alberto Renan Oliveira da Cunha, de Piratini; e Fábio Ferreira Dias, de Pinheiro Machado. O encontro foi agendado com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Nesta terça-feira, 1° de abril, Giovani Cherini recebeu a resposta sobre a reivindicação. A cultura da melancia, portaria número 142 de 12 de julho de 2013, aprovou o zoneamento agrícola de risco climático desta cultura para o Estado do Rio Grande do Sul. Alguns municípios da região sul e da campanha estão indicados como aptos ao plantio.
Durante a audiência foi repassado, também, que o Manual de Crédito Rural já permite o enquadramento no PROAGRO de lavouras não contempladas com o mencionado zoneamento, como é o caso das olerícolas supracitadas, desde que conduzidas por beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e, quando conduzidas sob irrigação, pelos demais agricultores.