Em reunião da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi anunciada a liberação de R$ 1,1 bilhão para pagamento dos repasses relativos ao Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. O encontro, em Brasília, ocorreu na tarde desta quinta-feira (28).
Para o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), coordenador dos parlamentares gaúchos, trata-se de uma grande notícia para o setor educacional do Estado, que amenizará as dificuldades enfrentadas em função da falta de recursos. “Comemoramos esta audiência, pois consideramos uma das prioridades da nossa bancada. Este anúncio vem de encontro, principalmente às Universidades Comunitárias, que comportam cerca de 70% dos alunos das universidades do Rio Grande do Sul”.
O encontro contou com representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) que reivindicaram sobre o atraso do pagamento do Fies sofrido por algumas universidades. Após o anuncio da liberação dos recursos, o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa, disse que os problemas são pontuais e que serão resolvidos caso a caso.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum (PMDB) e representantes do governo do estado na capital federal.