Deputado Federal Giovani Cherini é o responsável pela criação do projeto no município
Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, comandado pelo Ministro Brizola Neto, o deputado Giovani Cherini reafirmou seu compromisso com a comunidade de Montenegro e garantiu a criação do ProJovem Trabalhador no município. Serão investidos R$ 1.050.000,00 para a realização do programa que irá contemplar 300 jovens.
O ProJovem é destinado para jovens entre 18 e 29 anos que estejam desempregados e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os participantes receberão, além da qualificação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de frequência.
Os cursos de qualificação terão duração de seis meses, totalizando 350 horas/aula. As áreas em que os cursos serão ministrados são definidas pelo próprio município, que apontam quais oferecem mais oportunidades de emprego aos jovens. Geralmente, cada projeto oferece 30 opções de cursos, os mais comuns são nas áreas de construção civil, administração e saúde.
Com a criação do ProJovem em Montenegro, o deputado Cherini reassume seu compromisso com o município e com o prefeito e Ex-Deputado Paulo Azeredo, que esteve no seu gabinete em Brasília no final de 2012, tratando da concepção do projeto.