No site do PDT na Câmara, que cobre as atividades dos deputados trabalhistas em Brasília, noticiou a fala do deputado gaúcho a respeito do cooperativismo e da agricultura gaúcha.
GIOVANI CHERINI DEFENDE O COOPERATIVISMO E INVESTIMENTO PARA A AGRICULTURA
O pedetista Giovani Cherini (RS) falou nesta terça-feira (5/08), na Sessão do Congresso realizada no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, sobre o crescimento da agricultura no Rio Grande do Sul. Esse crescimento, segundo ele, é responsável por cerca de quatro por cento do aumento do PIB do Estado.
Cherini, que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, reclamou da falta de logística e de irrigação do solo no Rio Grande do Sul. “A população mundial aumentará nos próximos anos e nós vamos precisar melhorar nossas terras, ter irrigação pra atender a essa demanda. A China por exemplo vai comprar muita soja do nosso Brasil”, disse.
Para o deputado, falta logística para trabalhar o escoamento dos grãos produzidos no país, bem como investimentos para recuperar as ferrovias, hidrovias e estradas, chamadas por ele de “buracovias”. Ele citou que a saca da soja está custando $ 30 dólares no Rio Grande do Sul, mas a infraestrutura é precária.
O parlamentar defendeu o cooperativismo que, de acordo com ele, é a mola propulsora para gerar riquezas e melhorar os índices da economia brasileira, “que têm estado muito abaixo das nossas forças e das nossas energias. O setor industrial, por exemplo, vem diminuindo, mas a agricultura tem garantido números positivos na economia gaúcha”.
Fonte: PDT na Câmara
Confira também outras matérias a respeito, especialmente a defesa das cooperativas Piá e Santa Clara.