Está confirmada para a próxima terça-feira, dia 12, reunião ordinária da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional. A partir das 17 horas, em Brasília, os parlamentares coordenados pelo deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) irão tratar da crise da Saúde no Rio Grande do Sul e a situação da Santa Casa de Porto Alegre e demais hospitais no estado. “Este assunto também é prioridade da nossa bancada. Sabemos que os hospitais até paralisaram atendimento aos pacientes do SUS em razão dos cortes de repasse do governo do Estado”, disse o pedetista.
Desde o começo do ano, os hospitais gaúchos deixaram de receber cerca de R$ 300 milhões. Em 197 municípios, diferentes serviços aos SUS são afetados.
No encontro estarão o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, o diretor geral e Relações Institucionais da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos, o provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, e o diretor médico do Hospital São Francisco, Fernando Lucchese. Também haverá representação do Ministério da Saúde.