Capa Release 10

RELEASE – 13º ENCONTRO HOLÍSTICO BRASILEIRO

13º Encontro Holístico bate novo recorde de inscritos com o tema ligado ao Autocuidado
“Autocuidado: Como viver mais de 100 anos de forma saudável” foi o tema central do 13º Encontro Holístico Brasileiro, que contou com o apoio do Hospital São Lucas da PUC/RS, nos dias 15, 16 e 17 de março, lotando as dependências do Centro de Eventos da PUC/RS com um público superior a oito mil inscritos. Mais um recorde de público foi quebrado: houve oito mil inscrições, lotando o auditório e as dependências da mostra holística. 
Ao final do evento, o deputado federal Giovani Cherini, idealizador do evento e coordenador da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde do Congresso Nacional, lançou as “10 Dicas para uma Saúde Centenária”.
Ao longo dos três dias do encontro, dezoito especialistas e profissionais com trabalhos reconhecidos no campo das Práticas Integrativas em Saúde e da Saúde Natural, do Brasil e do exterior, proferiram palestras sobre temas referentes à conquista de uma saúde integral e para a cura de doenças. Para tanto, deram dicas, sugestões e informações para obter uma boa alimentação – sempre ligadas a várias terapias holísticas e práticas integrativas. Os participantes tiveram acesso, gratuitamente, a vivências e às exposições na Feira Holística.
Coube ao terapeuta Giovani Cherini fazer a abertura do evento, quando foi saudado efusivamente por todo o público. Sua primeira palavra foi “obrigado”, mostrando gratidão pela presença de todos e conclamando o público a afirmar: “Hoje é o dia mais feliz da minha vida”. Cherini destacou que o mundo precisa de mais notícias boas “que deveriam ser espalhadas”, mas que lamentavelmente existe nesta nova era uma “espetacularização” dos meios de comunicação, mais preocupados com notícias sensacionalistas. 
Segundo ele, o maior desafio do ser humano tornou-se tema principal do evento: o autocuidado. Durante os três dias do evento, Cherini palestrou e proporcionou vivências em cada abertura e durante os intervalos, sempre com a participação especial da psicóloga, Trainer em PNL, Eloir Severo, diretora do instituto que carrega o próprio nome.  
Giovani Cherini informou que o principal objetivo do Encontro Holístico é sensibilizar cada indivíduo sobre a importância da saúde, propiciando a cada um reflexões e vivências que o propicie a encontrar caminhos que possibilitem, por meio do despertar da consciência, do amor e da sabedoria, restabelecer a saúde, o equilíbrio, o bem-estar e a qualidade de vida.
Em seguida, foi realizada a sétima edição do Prêmio Kokhmahá 2019, sendo contempladas as seguintes personalidades ou instituições: Prefeitura de Antônio João – MS pela inserção efetiva da Terapia Floral; Grupo HQI – Homeostase Quântica Informacional – SP; Instituto Sabbi – Porto Alegre; SOPH Arte e Espiritualidade – Porto Alegre; Instituto Zélia Vilarinho; Prefeitura de Osório pelas ações das PICS no município; Prefeitura de Canoas pelas ações das PICS no município; Espaço de Terapias Raio de Luz – Taquara; Casa Solar, Yoga e Consciência – Caxias do Sul; e Padre Antonio Marchione pelo Programa de Saúde Integral em Ermelino Matarazzo – SP.
O convidado especial da noite foi o engenheiro Paulo Sato, especialista em agricultura orgânica, e palestrou sobre o principal tema abordado na 13ª edição do Encontro Holístico, “Dicas para viver 100 ou mais anos com saúde”. Consultor de nutrição e palestrante de saúde integral, é ex-coordenador na Internacional Farmers Association for Education. Utilizando-se de slides, explicou sobre tecnologias que parecem ser milagre, mas que, na verdade, tratam-se de ciência do século XXI. A temática da sua palestra foi escolhida como referência nos locais onde a população vive mais de 100 anos com saúde. No caso, ilha de Okinawa, no Japão; e Vale de Hunza, no Pakistão, lugares que, segundo ele, ambos os povos possuem muita similaridade com o Vale de Shangrilá, do livro “Horizonte Perdido”.
De acordo com o especialista, a chave para a longevidade é manter a saúde equilibrada. Sublinhou, no entanto, que alguns fatores, como a genética, podem estar fora do controle. Por outro lado, destacou que as chances de viver até aos 100 anos ou mais estão melhorando – caso cada um cuide de si.
Dia 16/03
Como de praxe, a abertura do evento do dia 16 foi feita pelo deputado e terapeuta Giovani Cherini, acompanhado da terapeuta Eloir Severo, quando proporcionaram ao público vivências e práticas de meditação mescladas com dicas de saúde. 
 A primeira palestra do dia foi proferida pelo médico e pesquisador da glândula pineal, Dr Sergio Felipe Oliveira, a respeito da temática “Glândula Pineal: a união do corpo e da alma, novos conceitos e avanço nas pesquisas”. Sua tese de mestrado versa sobre o estudo da ultraestrutura da glândula pineal humana, com microscopia eletrônica. 
Mostrou na sua preleção, por meio do microscópio eletrônico, a estrutura da glândula pineal humana e sua importância na fisiologia da relação entre o corpo e o espírito. Por meio desta relação, disse é feito um embasamento para as relações entre as questões médicas e espirituais. O diagnóstico e tratamento, conforme explicou, devem ser integrados, levando em consideração os fatores biológicos, psicológicos, sociais, ambientais, funcionais e espirituais.
Diretor Clínico e Sócio-Proprietário do Pineal Mind Instituto de Saúde Dr Sérgio foi professor responsável pela Disciplina Optativa Medicina e Espiritualidade para graduandos de Medicina da Faculdade de Medicina da USP. 
Em seguida, Fábián László, CEO do Grupo Laszlo, falou sobre “Aromas para uma vida saudável além dos 100 anos”. Com mais de 20 anos de trabalho e pesquisa com óleos essenciais e terapias complementares e integrativas (homeopatia, reiki, fitoterapia etc), Fábián formou milhares de aromatólogos e aromaterapeutas em cursos livres ou por instituições como o SENAC, UFBA, UNIVALI, UFV, Fundação ACESITA etc. Mobilizou junto a equipe que coordena as PICNICs, no Ministério da Saúde, a inclusão da Aromaterapia dentro do SUS. 
Na palestra, Fabian “mergulhou” no universo dos cheiros, explorando sua importância na vida de cada um. Esclareceu, na oportunidade, como o olfato influencia na neuroproteção para uma velhice mentalmente saudável, seu potencial sutil de reduzir os níveis de estresse, seu impacto na qualidade de vida sexual e emocional do indivíduo, com dicas dos melhores óleos e meios de utilizá-los para melhor colher seus benefícios. 
Para finalizar, destacou óleos para a memória, saúde imunológica, óleos anti-inflamatórios úteis em artrites, reumatismo e outros problemas, além de dicas para o cuidado da pele (rugas, manchas de pele etc).
Logo em seguida, o psicoterapeuta especializado em Constelações Familiares Terapia Sistêmica e Cibernética Social José Nivaldo Sobral, palestrou sobre “Constelações Familiares e Autocuidado”. De acordo com ele, é necessário se conectar com o amor para superar as limitações na vida. “Somente por meio das ordens do amor e da Ajuda é possível encontrar a verdadeira cura”, salientou José Nivaldo, que é especializado em Terapia Sistêmica pelo Instituto Ingala Rolb, no México; e Constelações Familiares pelo Hellinger-Institut Landshut, na Alemanha. 
Nivaldo afirmou que é por meio das ordens do amor e da ajuda que é possível encontrar a verdadeira cura daquilo que necessitamos e, de fato, ajudar a reencontrar o equilíbrio na vida. O psicoterapeuta realizou uma vivência teórico-prática explicando e aplicando exercícios ao público. Seu principal objetivo foi promover uma percepção da realidade sistêmica, ou seja, como todos estamos interligados (você, família, grupos e sociedade de forma geral).
Ele lembrou que as Constelações Familiares são uma ciência de ordem fenomenológica, com uma abordagem sistêmica que busca equacionar conflitos e desarticular padrões de comportamento inconscientes. “Trata-se de um método psicoterapêutico que estuda eventos e padrões de comportamentos através de gerações”, afirmou, acrescentando que, com a prática desta terapia, é possível interromper padrões que se repetem nesta vida, liberando as gerações futuras. O maior objetivo de Nivaldo, segundo informou, é atuar de forma profilática para que as pessoas evitem adoecer.
Coube ao Dr Uronal Zancan proferir a última palestra da manhã: “Como conquistar a super saúde e transformar a sua vida”. Além de médico, Dr Uronal é estudioso do desenvolvimento da saúde. Em suas pesquisas, apresenta evidências de que é possível melhorar a saúde de qualquer pessoa e em qualquer idade.
O médico enfatizou os princípios e os recursos da Medicina da Saúde, a qual, segundo ele, ao contrário da “Medicina da Doença”, não foca as doenças e nem seu tratamento. “As pessoas que aplicam esses recursos conseguem desenvolver sua consciência para a saúde, que é fator fundamental para conquistarem a melhor saúde de suas vidas, eliminarem todos os sinais e sintomas de doenças e pararem de tomar medicamentos”, afirmou, lembrando a necessidade de se eliminar a gordura desnecessária, melhorando o funcionamento de todos os órgãos, desenvolvendo a capacidade cardíaca, conquistando um nível elevado de energia para não ficarem mais cansados e desenvolverem uma elevada capacidade intelectual e cognitiva nunca obtida anteriormente.
Seguindo essas dicas de saúde, Dr Uronal ratificou que qualquer pessoa consegue viver até bem mais dos 100 anos sem ficar doente, perder energia ou diminuir a capacidade cognitiva e intelectual, e sem precisar mais consultar médicos ou tomar remédios.
Ele informou que, no Brasil, já foi adotada a formação profissional de Coaches de Saúde (treinadores, facilitadores). Dessa forma, afirma ser possível imaginar que, no prazo de 10 a 20 anos, haja uma mudança no perfil de saúde da população brasileira. “Boa parte adotará esse novo paradigma da saúde no lugar do paradigma da doença e, com isso, impactará positivamente nos indicadores de saúde ao ponto de podermos imaginar uma sociedade saudável em vez dessa atual na qual as doenças só aumentam. Nessa sociedade não haverá mais farmácias e 90% dos médicos estarão desempregados”, garantiu.
Após o intervalo, a coordenadora estadual da política estadual de práticas integrativas e complementares da Secretaria de Estado do RS Márcia da Silva Jacobsen, fez um pequeno resumo sobre as práticas integrativas no Estado do RS. Em seguida, a superintendente da FUNASA, Karla Viviane Rech, falou sobre a importância da qualidade da água própria para consumo humano. Informou que a água deve estar enquadrada dentro dos padrões da Portaria 2914/2011, devendo ser zero de contaminação biológica e, no mínimo, Ph 5. Abordou, também, a questão do armazenamento da água em reservatórios nas residências particulares, sendo necessária uma limpeza periódica. Comentou a respeito dos contaminantes emergentes na água que são os antibióticos e hormônios em remédios de forma geral. “Estes problemas representam um grande desafio internacional porque as estações de tratamento não conseguem filtrar esses elementos”, frisou.
Dando continuidade, a naturopata Carmen Cid Diaz palestrou sobre “O que são e para que servem as sequências numéricas de Grabovoi”. Inicialmente, fez uma apresentação do numerólogo e matemático Grigori Petrovich Grabovoi, nascido em 1963, na antiga República Soviética do Cazaquistão. Para ele, disse, o que acontece globalmente e a nível individual são eventos que estão interligados. Na prática, explicou, Grabovoi acredita que, ao se concentrar em uma sequência numérica em particular, se ativam ondas de energia que estimulam o processo de realinhamento. Cada dígito, disse, traz uma informação-chave e, reunidos em uma sequência, produzem dados capazes de transmutar o campo energético.
A terapeuta esclareceu que o pensamento, a palavra e a ação positivos nesses exercícios são muito importantes. “Se tivermos um pensamento positivo, não pode haver negatividade em nenhum aspecto de nossa vida”, afirmou, ressaltando que, para Grabovoi, tudo é um reflexo do que pensamos e, em função disso, agimos. “É essencial pensar positivo para falar e agir positivamente e, assim, criar positivo”, finalizou.
Logo depois, a enfermeira e Doutora em Clínica Médica pela PUCRS, Regina Helena Medeiros, fez uma preleção a respeito do tema “Uso da Terapia Floral em Lesões de Pele nos Cuidados Intra-Hospitalares”. Ela explanou que a terapia com flores corresponde a remédios considerados vibracionais. “Quando utilizados em lesões de pele com critérios relacionados ao tipo de tecido existente no leito da ferida, contribuem no processo de cicatrização”, explicou Regina, que atua como coordenadora da Pós-graduação em Nefrourologia para enfermeiros da Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS) e pesquisadora na área de Enfermagem Clínica-cirúrgica, com ênfase em nefrologia, urologia, dermatologia, feridas e fitoterapia.
Conforme a terapeuta, a terapia vibracional para lesões de pele já é conhecida e praticada por profissionais a nível ambulatorial e domiciliar. No entanto, observou, que este estudo também é exercido com sucesso a nível hospitalar, “no qual vem contribuindo na diversificação de produtos padronizados no cuidado à pacientes portadores de lesão de pele”.
Logo depois, a filósofa, escritora e conferencista Patrícia Cândido, professora e pesquisadora na área da espiritualidade há mais de 15 anos, fez uma breve conferência sobre “Código da Alma. Descubra a Causa Secreta das doenças”. Na ocasião, ela instigou o público a compreender a real causa de suas dores e doenças e até mesmo como ajudar amigos e familiares que enfrentam problemas graves de saúde. Dessa forma abordou as causas mentais, emocionais e espirituais que desencadeiam as doenças físicas.
No entendimento da Patrícia, co-fundadora da Instituição Luz da Serra (Nova Petrópolis/RS), ter acesso a esse conhecimento é como girar uma chave para transformar emoções negativas em positivas, trocando definitivamente as dores e doenças por saúde, energia e bem-estar. Como dica final, a terapeuta orientou que cada pessoa consiga blindar sua saúde a fim de desfrutar de uma vida feliz e conectada com a missão da alma. Ela recomenda buscar na natureza o que o corpo precisa, e não em farmácias. “Remédio não é cosmético e deve ser administrado com grandes doses de consciência”, concluiu.
Finalizando as palestras do dia, a pedagoga e linguista Márcia Di Palma, Mestre em Educação e terapeuta holística, falou sobre “Novos paradigmas espirituais e científicos: seus reflexos na saúde pessoal, social e planetária”. Ela é a única brasileira autorizada pela Fundação Arcadiy Petrov a ministrar seus cursos, desde 2015, no Brasil. 
Na avaliação da terapeuta, vivemos, nos dias atuais, um momento de expansão da consciência em uma velocidade nunca antes experimentada na história da humanidade. “A separação entre ciência e espiritualidade, promovida durante a Idade Média, e que propiciou uma visão distorcida de mundo na maioria das sociedades ocidentais, vem, atualmente, sendo redesenhada frente às novas linhas de pesquisa científicas que estão não apenas aproximando, mas modificando radicalmente a forma como a espiritualidade é abordada na saúde integral dos indivíduos”, acentuou. 
Assim sendo, continuou, pelo fato do ser humano fazer parte de uma grande rede energética, a modificação individual promove ondas de mudanças nas famílias, comunidades, sociedades e no planeta como um todo. Para finalizar, ela advertiu sobre a possibilidade de cada um repetir padrões ensinados (em casa, na igreja ou na escola) se não pensar de forma diferente. “A essência divina sempre vai nos indicar o melhor caminho a seguir”, acentuou.
No encerramento do dia, o grande mentor do evento, Giovani Cherini, e a psicóloga Eloir Severo propiciaram ao público a vivência “A energia da vida”. Eloir propiciou uma vivência de grande mobilização, utilizando-se de músicas e instigando que cada um despertasse para um sonho. Ao final, promoveu um abraço coletivo entre todos, no qual cada participante dizia ao colega ao lado que acreditava no sonho dele, formando uma egrégora de energia de paz e amor. O principal objetivo desta vivência, segundo a terapeuta, foi reconhecer e dar vida ao sonho.
17/03
Coube ao Giovani Cherini fazer a abertura do terceiro e último dia do evento, realizando uma meditação que visou o reconhecimento e a valorização do nosso pai e da nossa mãe por meio do perdão e da gratidão. Ao final da vivência, que provocou emoção da maioria das pessoas, tocou o hino do evento, Kokhmahá, quando todos os participantes se levantaram de suas cadeiras para cantar e dançar, muitos fazendo rodas, embalados pela vibração da música. “Que todos nós possamos aprender pelo amor e não pela dor”, afirmou Cherini.
O primeiro palestrante da manhã foi o Doutor em Naturopatia, Dr. Ignacio Chamorro Balda (Espanha), explanando sobre “A cura das doenças a partir da eliminação dos parasitas”. Com formação em Terapia Clark e Membro da Equipa de Investigação da Dr. Clark Research Association (San Diego, USA), atua também como diretor do Instituto Clark em Madrid. 
Segundo o Dr Chamorro, a terapia Clark baseia-se que as doenças são provenientes de agentes tóxicos (imunossupressores e favorecedores do terreno para os patogénicos) e patogênicos (parasitas, bactérias, vírus, fungos). Estes, explicou, podem ser removidos do organismo mediante produtos e suplementos naturais, e dispositivos, especialmente desenvolvidos pela Dra. Clark para ajudar a limpar o corpo dessas duas causas.
Dessa forma, citou alguns programas desenvolvidos pela Dra Clark: Programa desparasitante clássico para adultos (a partir de 17 anos); Programa desparasitante para crianças; Programa desparasitante para animais de estimação, composto de absinto, cravo e ornitina. Para limpeza intestinal, Dr Chamorro indicatintura de nogueira preta, curcuma, funcho, enzimas digestivas, betaina, oxido de mg, casca sagrada, iodo lugol e óleo de orégão. 
Outras dicas fornecidas: Programa de desparasitação de áscaris, composto de Coencima Q10, L-cisteina, Azeite ozonizado; limpeza renal, composto de bolsa de ervas para os rins, salsa fresca, tintura de hidraste, gengibre, uva ursina, vit. B6, oxido de magnésio, e óleo de orégão. Para limpeza de fígado, composto de sais de epson, azeite ozonizado, tintura de nogueira preta.  Outras informações no livro de sua autoria “Terapia Clark”.
Recomendou, também, uma limpeza para os rins e os intestinos, eliminando todos os tipos de patogênicos e tóxicos para, assim, recuperar a saúde somente com suplementos naturais. “Todos os remédios da Terapia Clark são naturais e não causam dependência, pois não existe componente químico”, concluiu.
 A reprogramadora mental, a psicoterapeuta Elainne Ourives, escolheu o tema “Cocriação de realidade através do amor próprio” para palestrar ao público. Na oportunidade, ela trabalhou com o pilar da cocriação (viver na abundância, na prosperidade, no amor incondicional, na harmonia familiar, no sucesso e no reconhecimento) da realidade que, segundo ela, é o sentimento de aceitação, acautelando, porém, que este sentimento vem da autoestima e do autoamor.
Sua intenção disse, foi despertar nas pessoas o Deus interior, e afirmou que essa aceitação vem de quem somos, do Deus interior, a fim de se vibrar no amor próprio com a consciência de que nós somos deuses, e que Deus é amor, “logo, somos amor e estamos aqui para aceitar como somos e a compreensão de que o primeiro passo para mudar qualquer coisa na vida é aceitar porque só mudamos o que aceitamos”. Para finalizar, sugeriu que se qualquer pessoa que deseja o amor do pai, da mãe, dos filhos, dos amigos, etc, precisa, antes de tudo, ser o amor e, para isso, necessita aceitar como verdadeiramente é.
Na sequência, foi a vez da preleção de Edomar Cunha, diretor do Instituto Projeto Plátano, nutricionista e iridólogo pela Sociedade Brasileira de Iridologia. Sua palestra versou sobre “A saúde e a cura através de alimentos e plantas”. Na avaliação do terapeuta, a saúde e a cura para as mazelas da humanidade podem estar muito mais próximas do que se pode imaginar. Segundo ele, este já era o conceito de Hipócrates, médico e filósofo grego, que viveu há mais 2300 anos, considerado por muitos o ‘Pai da Medicina’, o qual resumiu seus ensinamentos sobre saúde na célebre frase: “Que teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”. E explica: “alimente-se de tal forma preventiva que não te deixe doente, mas, se adoecer, busque na alimentação a cura”, 
Ao questionar à plateia sobre os principais erros na alimentação moderna que propiciam a doença, Edomar, que é naturopata, falou sobre “Trofoterapia” (alimentação inteligente). De acordo com o terapeuta, que há mais de 20 anos tem um envolvimento direto com as terapias alternativas, com experiência prática em Hospital Naturista no Paraná, existem “receitas” simples, de alimentos e plantas, com respaldo de pesquisas científicas modernas que revolucionarão a saúde. 
No seu entendimento, a saúde não se vende na farmácia e está ao alcance com medidas muito simples, a exemplo do que comer e o que não comer; como comer; quando comer e quando não comer; quanto comer; e como combinar os alimentos. “Mais vale um 1 grama de prevenção do que um quilo de cura”, finalizou.
Na sequência, o naturologista, biólogo, cientista alimentar e especialista em medicina natural, Tiago Rocha, palestrou sobre “Os segredos da Alimentação para uma Vida Saudável”. Autor do livro e da revista “Curas Extraordinárias”, Tiago destacou os melhores e os piores alimentos do mundo. Ele citou, na oportunidade, os alimentos que mais provocam câncer no mundo, tanto para o homem quanto para a mulher, além do alimento responsável pelos radicais livres e envelhecimento precoce, o óleo de cozinha. Citou, ainda, uma única refeição que pode provocar varizes, derrames e infarto e também a substância que faz esquecer e levar o indivíduo mal de Alzheimer.
Informou os sete alimentos que mais possuem açúcar; o maior ladrão de cálcio do mundo; o eletrodoméstico mais cancerígeno da história; o alimento que mais engorda nos dias de hoje. Por outro lado, mencionou os melhores alimentos do mundo e os seus benefícios: banana: intolerância a lactose, depressão, desânimo e síndrome do pânico, além de prevenção do câncer; maçã: fibra para o intestino, infarto e gorduras hidrogenadas; pepino: pressão alta, pele do rosto; uva: diabetes; e alface: suco para insônia, entre outros.
O principal objetivo da palestra, segundo Tiago, foi de proporcionar aos participantes um momento de reflexão sobre o impacto que os alimentos possuem nos seres humanos, e como seus hábitos alimentares podem melhorar a qualidade de vida e prolongar seus anos com mais felicidade.
Logo depois, a pedagoga e linguista, Márcia Di Palma, Mestre em Educação abordou o tema “Novos paradigmas espirituais e científicos:  seus reflexos na saúde pessoal, social e planetária”.  Única brasileira autorizada pela Fundação Arcadiy Petrov a ministrar seus cursos no Brasil desde 2015, informou que vive-se, hoje, um momento de expansão da consciência numa velocidade nunca antes experimentada na história dessa humanidade.  
No entendimento da terapeuta holística, a separação entre ciência e espiritualidade, promovida durante a Idade Média, que promoveu uma visão distorcida de mundo na maioria das sociedades ocidentais, vem, atualmente, sendo redesenhada frente às novas linhas de pesquisa científicas que estão não apenas aproximando, mas modificando “radicalmente” a forma como a espiritualidade é abordada na constituição saúde integral dos indivíduos. “Como fazemos parte de uma grande rede energética, a modificação individual promove ondas de mudanças nas famílias, comunidades, sociedades e no planeta como um todo”, acentuou.
Após o intervalo, o coordenador geral do evento, Roberto Rech, teve uma participação especial falando sobre radiestesia. Segundo dados divulgados por pesquisadores alemães, enfatizou, 90% de casos de câncer podem ser oriundos da própria residência. Roberto informou, ainda, que a existência de pontos geopatogênicos sob as residências ou no local onde as pessoas dormem influenciam diretamente na saúde das pessoas. Roberto Rech é autor do livro “Sua Casa Está Doente?”.
A primeira palestra da tarde foi proferida pelo Doutor e Pós-Doutor pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre pela Faculdade de Medicina da USP, Ricardo Monezi, falando sobre o tema “As Práticas Integrativas em Saúde no Autocuidado”. De acordo com ele, destaca-se, atualmente, o papel fundamental das práticas integrativas e complementares em saúde – não apenas no tratamento, mas, sobretudo, na prevenção e promoção de saúde integral. 
Dentro deste contexto, salientou, é possível observar um crescimento da busca por estas terapias como recurso de cuidado. Advertiu, contudo, que, muitas vezes, o terapeuta se esquece que quem cuida também precisa ser cuidado. “E dai a importância desta palestra que visa a, sobretudo, trazer esclarecimentos e evidências cientificas sobre a importância de um olhar atento que cada terapeuta deve ter em relação a sua própria saúde integral, nas diversas dimensões: biológica, psicológica, social, e também sobre sua espiritualidade”, ressaltou.
De acordo com Monezi, que é coordenador da área de pesquisas da Unidade de Pediatria Integrativa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a ciência, por meio de artigos, demonstra que o autocuidado pode ser um veículo de aumento da qualidade de vida, da redução dos níveis de ansiedade e depressão, além de ser um dos mais especiais promotores de felicidade, “um dos mais importantes sentimentos junto do amor que trazem a verdadeira saúde”. 
A especialista em Homeopatia e responsável pela propagação e consolidação da Ciência da Homeopatia no Brasil, professora Eliete Fagundes, fez a preleção do tema “Harmonize com homeopatia o que pode adoecê-lo”.
Ela explicou que a Homeopatia harmoniza as predisposições que herdamos de nossos antepassados, desde o DNA mitocondrial aos agregados epigenéticos. “Ela vasculha, scaneia e proporciona o balanceamento das memórias positivas com as menos positivas. Dependendo do grau de semelhança que cada progenitor possui com relação a estas distintas informações, há uma amplificação ou reequilíbrio ou redução das mesmas. Isso acontece porque se realiza uma verdadeira seleção e limpeza das heranças que tendem a impedir de alcançarmos os altos fins da existência”, explanou, acrescentando ser este o conjunto de características espirituais, mentais e emocionais que formam nossas personalidades e que compõe cada célula do corpo físico. 
“Quando identificamos estes padrões e utilizamos frequências homeopáticas semelhantes, há tendência à reconexão da forma mais pura conosco mesmos”, sinalizou a professora Eliete, que é a presidente do Instituto Tecnológico Hahnemann e coordenadora geral do curso Ciência da Homeopatia, iniciando essa jornada do ensino da terapêutica há mais de 30 anos, com a primeira turma formada em Porto Alegre. Eliete anunciou, ao final da sua preleção, uma promoção para quem se interessar em se inscrever no Curso Ciência da Homeopatia: 5% de desconto para quem estiver inscrito no 13º Encontro Holístico Brasileiro e 10% para quem estiver ligado à área da saúde por intermédio do site www.homeopatias.com 
A palestra de encerramento da noite foi feita pela trainer em PNL, com formação no 1º Instituto Sul Americano de Buenos Aires, Zelia Vilarinho, junto com o terapeuta Rafael Souza Mello. Eles fizeram uma dobradinha para falar sobre “Como mudar a sua vida através da PNL e a física quântica”.
Coube ao terapeuta Rafael Souza Mello explicar sobre o tema “Física Quântica, a ciência dos ‘milagres”. Ele relatou sobre as leis universais que regem a vida, fazendo uma abordagem segundo a teoria e as descobertas da física quântica, traçando um paralelo sobre como criamos o que desejamos a partir do momento que nos tornamos cientes de que somos co-criadores da nossa realidade e atraímos tudo que aspiramos (saúde, felicidade, prosperidade, abundância, relacionamentos, sucesso etc) na medida em que evoluímos como consciência.
No tema escolhido, Zelia abordou a importância da PNL, Programação Neurolinguística, explanando ser este método o manual de instrução da nossa mente. Ela esclareceu os três elementos da psicologia prática, elucidando como esta pode auxiliar na compreensão da natureza dos seres humanos: “ter mais compaixão, conexão e influência positiva como pai ou mãe, como líder, profissional, parceiro amoroso ou amigo.”. Referiu, ainda, sobre os moldadores do significado que, segundo ela, são as crenças e valores criados por cada um de nós, os chamados paradigmas. Em seguida, descreveu sobre as seis necessidades humanas apontadas por ela, especificando que as pessoas sempre encontram maneiras de satisfazer as necessidades humanas, de maneira positiva, negativa ou neutra.  
Dando continuidade, a terapeuta prestou esclarecimentos sobre as crenças-chave e elucidou que a própria pessoa deve mudar para que o ambiente ao redor mude também. Em seguida, Zelia deu dicas de como processar os medos e quais os que podem paralisar a vida de determinada pessoa. Salientou o poder das crenças e como estas podem ser empoderadoras ou obstrutivas. “São elas que determinam o seu destino”, advertiu.
Na sequência, Zelia explicou como encontrar uma paixão e lembrou que o primeiro passo para o sucesso é a paixão. Para concluir, orientou ao público sobre a importância de se pensar positivo, logo no início do dia.

Após o intervalo, a bióloga, Especialista em Saúde Pública e Doutora em Ciências Biológicas pela UFRGS, Márcia da Silva Jacobsen, trouxe um resumo sobre as ações das práticas integrativas e complementares (PICS) no SUS do RS. Atualmente são 29 PICS incorporadas pelo Ministério da Saúde na Rede de Atenção à Saúde. “Cada gestão municipal, por meio de sua rede de saúde, decide qual o modelo de terapia pode oferecer à comunidade, de acordo com as suas necessidades”, afirmou Márcia, que atua como a Coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) da Secretaria Estadual da Saúde do RS. A coordenadora das PICS lembra: “É importante que os gestores respeitem a multiculturalidade destas práticas, lembrando que são métodos terapêuticos de promoção e prevenção de saúde, reconhecidas como tecnologias leves, transversais, de baixo custo, menos invasivas e de alta efetividade.”

No RS, destaca Márcia, de 497 municípios somente 216 registraram atendimentos em PICS, totalizando 81.254 registros de atendimentos individuais de PICS na Atenção Básica de acordo com os dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) de Jan de 2017 até Jun de 2018. Pelo DATASUS, no Sistema de Informação de produção Ambulatorial (SIA/SUS), no mesmo período, foram registrados 104.684 atendimentos (individuais/coletivos) em PICS. O nível de detalhamento que estamos utilizando atualmente para o monitoramento das PICS no SUS/RS é por município. Ainda temos que capacitar muitos profissionais de saúde na Rede, para contemplar estas ações em todos municípios gaúchos.

Em seguida o deputado Giovani Cherini destaca a importância de um Programa Municipal de PICS para viabilizar e garantir estas ações das PICS nos serviços oferecidos aos usuários, e assim fortalecer a qualidade de vida e autocuidado da comunidade. A Frente Parlamentar das PICS, o qual Cherini coordena, sugere um Projeto de Lei de como se construir este Programa, em cima das necessidades do município e empoderando as suas leis e ações de PICS.

O encerramento do encontro foi feito pelo deputado federal Giovani Cherini e pela terapeuta Zélia Vilarinho, realizando a vivência “Magia de Viver”. Entoando várias músicas, incluindo o hino do evento, Kokhmahá, a terapeuta Zélia Vilarinho promoveu uma grande roda entre todos os participantes utilizando-se da biodança, uma mistura de dança com a psicologia, visando a integração de todos e chamando a atenção para a importância do autocuidado, tema principal do evento. Giovani Cherini fez um agradecimento a todos, em especial ao coordenador geral do evento, Roberto Rech, em nome de toda a equipe; aos diretores da PUC/RS; aos expositores, à Uniquanti, em nome do diretor Joni Jantsch; e ao público em geral que prestigiou o encontro anual. 
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *