Cherini
 
Notícias - 08/04/2010
 

Restauração do prédio do Memorial do Legislativo deve estar concluída dia 14

 
 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), visitou no final da manhã desta quinta-feira (8) as obras de restauração do prédio do Memorial do Legislativo, que devem estar concluídas na próxima semana. Ao conferir o andamento dos trabalhos, o parlamentar disse que a expectativa é de que a inauguração ocorra com a realização de uma Sessão Solene, antes do dia 3 de julho, prazo final determinado pela Justiça Eleitoral para inaugurações de obras públicas. “O Memorial abriga a história do Rio Grande do Sul, os 175 anos do Parlamento gaúcho, e pretendemos o quanto antes disponibilizar este espaço para a visitação pública”, destacou.

De acordo com Cherini, o espaço de mais de 1.200 m², distribuídos em quatro pavimentos, será um centro de referência cultural para os gaúchos. “Com a restauração, o Legislativo resgata a sua própria história. Quem não tem memória, não tem futuro, e corre o risco de incorrer nos mesmos erros do passado”, afirmou o parlamentar.

A evolução do processo de revitalização do prédio, também conhecido como Casa Rosada ou Casarão da Duque, foi apresentada pela coordenadora do projeto Memorial do Legislativo, Regina Becker. “O contrato estabelecido com a Gres, que é a empresa que venceu a licitação, termina no dia 14 de abril, quando a obra deverá ser entregue definitivamente. Este cronograma será cumprido, considerando que faltam apenas pequenos ajustes, como os referentes à instalação elétrica”, informou.

Segundo a coordenadora, após a fase de viabilização do espaço para a realização de atividades, será feita a transferência de todo o acervo que está no Solar dos Câmara. Fazem parte do material, a documentação parlamentar histórica, arquivo fotográfico, coleções de jornais como A Federação, atas de sessões plenárias e processos administrativos de interesse de pesquisadores.

O antigo prédio da rua Duque de Caxias, situado ao lado do Palácio Piratini, foi construído em 1790 e, em 1835, tornou-se a primeira sede do Parlamento gaúcho. As obras de recuperação tiveram início em fevereiro de 2005, com a escavação do subsolo, demolição, reforços de aço nas estruturas, entre outros serviços. Atualmente, 15 pessoas executam os trabalhos, sob responsabilidade da arquiteta Talita Marinheiro Pereira, da empresa Gres. A fiscalização é feita pelo arquiteto Alfredo Sesterhenn, que atua na Divisão de Projetos, do Departamento de Logística da ALRS.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221