O debate sobre sistemas portuários marca o início do Pré-Fórum do Corredor Bioceânico Central (CBC), na manhã desta quinta-feira (22), em Rio Grande, na Câmara de Comércio da cidade. A promoção é da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), através do Gabinete da Presidência e da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Paulo Azeredo (PDT), em conjunto com Foro CBC e União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM).
Azeredo ressalta que o objetivo do Fórum é encontrar alternativas viáveis para incrementar o comércio entre os países, diminuir distâncias entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, além de promover a integração com os países do Mercosul e membro associado Chile. O evento segue até amanhã (23).
A atuação dos deputados gaúchos busca a consolidação do Porto de Rio Grande como o porto brasileiro do Mercosul. O membro da UPM e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da ALRS, deputado Edson Brum (PMDB), ressalta o trabalho realizado para que a ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico seja pelo porto gaúcho de Rio Grande, e não de outros estados. Com as obras que estão sendo realizadas, o porto rio-grandense passará a ter o maior calado dentre os existentes nos países do Mercosul, conforme esclarece um dos organizadores do Pré-Fórum, Sandro Boka.
Participam também do Pré-Forum o líder da bancada do PT na ALRS e titular da Comissão do Mercosul da ALRS, deputado Elvino Bohn Gass; autoridades do Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Programação
Na quinta-feira (22) pela manhã, o tema em discussão é Sistemas Portuários, no auditório da Câmara do Comércio. Já à tarde, o debate será sobre transporte multimodal. Na sexta-feira (23) pela manhã acontece audiência pública da Comissão do Mercosul e Assuntos internacionais, na Câmara de Vereadores de Rio Grande. A tarde está reservada para visitas ao terminal graneleiro, um dos maiores do mundo, e terminal de containers. |