O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), pedirá documento ao Ministério da Justiça que garanta a possibilidade de investimentos no distrito industrial de Guaíba. A preocupação surgiu após divulgação da informação de que a Fundação Nacional do Índio (Funai) realiza estudos para a criação de uma reserva indígena no antigo terreno da Ford.
Na tarde desta terça-feira (27), na Sala da Presidência, uma comitiva de Guaíba pediu apoio ao Parlamento, destacando que seis empresas pretendem se instalar no local. “É um assunto do interesse do Rio Grande. Não se trata de assunto político-eleitoral, pois estamos tratando de investimentos que vão mudar a história de uma região”, afirmou Cherini.
O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, destacou que o distrito industrial fica numa das melhores áreas para investimento na região metropolitana. Informou ainda que amanhã as seis empresas interessadas em ocupar o local vão apresentar seus projetos, numa reunião com diretores da associação comercial da cidade.
O deputado Márcio Biolchi (PMDB) fez menção ao empenho das autoridades para que as empresas realizem investimentos no estado. “Há chance de termos 5 mil empregos neste distrito industrial”, acrescentou. Participaram da audiência o senador Pedro Simon (PMDB/RS), homenageado do dia no espaço do Grande Expediente Especial; os deputados Iradir Pietroski (PTB); Francisco Pinho (DEM), Aloísio Classmann (PTB), Cassiá Carpes (PTB), Alexandre Postal (PMDB), Luiz Fernando Záchia (PMDB) e Luís Augusto Lara (PTB); vereadores e outras autoridades de Guaíba.
|