Cherini
 
Notícias - 29/04/2010
 

Cherini discute reajuste do piso regional com setor empresarial

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), tratou do piso mínimo regional, na tarde desta quinta-feira (29), com representantes dos setores empresariais, na Sala da Presidência. “O objetivo é discutirmos o assunto a fim de que se encontre um ponto comum, pois através do diálogo se encontram as soluções”, destacou. Os trabalhadores propõem 14% de reajsute e os empresários sugerem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que em abril deve ficar em 3,54%.

De acordo com presidente da Fiergs, Paulo Fernandes Tigre, é necessário que os deputados levem em conta os números da economia real. “Os setores organizados dos trabalhadores têm o mesmo nível de conhecimento da economia que nós temos”, ponderou. Tigre acrescentou que os acordos com a indústria tem ficado em torno de 5% de reajuste. Além disso, mencionou que o Rio Grande do Sul precisa fazer mais investimentos, pois os valores são baixos em comparação com outros estados.

O aumento do piso regional foi, em média, de 4,7% ao ano entre 2002 e 2009. Já o PIB cresceu em média 2,2% ao ano, conforme o economista da Fecomércio, Pedro Ramos. Já o consultor econômico da Fecomércio, Marcelo Portugal, destacou que os trabalhadores devem defender o emprego em primeiro lugar. “O aumento de salário precisa estar associado ao ganho de produtividade”, esclareceu.

Participaram ainda do encontro o presidente da Fecomércio, Moacyr Schukster; o presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairolli; o representante da Farsul, Nestor Heinze; o presidente da FCDL/RS, Vítor Augusto Koch, dentre outros.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221