A instalação de um complexo prisional em Canoas foi tema de reunião, nesta quarta-feira (4), entre o prefeito Jairo Jorge e o presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), no Palácio Farroupilha. Cherini considera a iniciativa inovadora, pois propõe um novo modelo de sistema prisional, integrando segurança e desenvolvimento.
O prefeito informou que para viabilizar a obra é necessária a aprovação do Projeto de Lei 152/2010, do Poder Executivo, que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento. Ele pediu agilidade na apreciação do PL, que autoriza o governo do Estado a devolver ao município parte de uma área de 560 hectares da Fazenda Guajuviras, localizada na divisa de Canoas com Cachoeirinha. “Deste total, 50 hectares foram doados ao Estado para a construção da unidade prisional, que terá capacidade para abrigar cerca de três mil apenados dos regimes fechado e semi-aberto”, explicou Jairo.
De acordo com o prefeito, a municipalidade se comprometeu a destinar metade dos 510 hectares restantes para a implantação de um parque de lazer e preservação ambiental e os demais 50% para viabilizar distritos industriais, empresariais e de alta tecnologia. Jairo disse, ainda, que o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba (PR), fará o projeto paisagístico do local.
|