Cherini
 
Notícias - 05/08/2010
 

Encontro trata do estreitamento das relações entre os Poderes

 

O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), participou de jantar de confraternização dos chefes de Poderes do Estado, na noite desta quarta-feira (4). O encontro, realizado no Galpão Crioulo Desembargador José Barison, na Capital, teve como anfitrião o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leo Lima. “Esta é mais uma oportunidade para o estreitamento das relações entre Legislativo, Executivo e Judiciário, com vistas à discussão de temas de relevância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse Cherini.

A série de reuniões foi proposta por Cherini no início de sua gestão à frente do Parlamento. Questões como o pacto federativo e segurança pública já foram abordadas pelos chefes dos Poderes em cafés da manhã realizados na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini. Durante o jantar, o deputado apresentou dados referentes ao balanço semestral do Legislativo gaúcho, como as medidas para avançar em termos de gestão. Citou a implantação do novo sistema de gerenciamento de pessoal - o RHE – e a adesão ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), cujo convênio deve ser assinado pela Mesa Diretora.

O parlamentar disse que os encontros refletem na consolidação do clima de cordialidade que vem trazendo resultados positivos para o Estado. O modelo de sistema prisional que será adotado em Canoas foi utilizado pelo presidente da AL para ilustrar os avanços. O presídio da cidade da região Metropolitana é uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo do Estado e empresa escolhida através de licitação. Com capacidade para três mil detentos dos regimes fechado e semi-aberto, o complexo prisional será construído em área de 50 hectares da Fazenda Guajuviras. “Este exemplo deve ser seguido e vamos gestionar junto ao Executivo a possibilidade de que sejam proporcionados os benefícios do Fundopem/Integrar a empresas que se instalarem nos Parques Industriais, Empresariais e de Alta Tecnologia que poderão ser construídos em área contígua ao presídio”, frisou.

O presidente do TJ aproveitou a reunião para enfatizar que levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que o Judiciário gaúcho é o mais produtivo do Brasil. “Registramos a menor taxa de congestionamento, além do menor custo por processo, a metade do custo médio no país”, informou o desembargador. Ressaltou, ainda, a importância de mobilização e união de diversos segmentos do Estado para a indicação do magistrado Paulo de Tarso Vieira Sanseverino como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que será empossado no próximo dia 10, na vaga da ministra Denise Arruda.

Também participaram do jantar, o sub-procurador-geral de Justiça do Estado, Afonso Armando Konzen, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral/RS, Luiz Felipe Difini, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Geraldo Brandeburski, o defensor público-geral em exercício, Nilton Arnecke, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola, e os secretários de Estado da Fazenda, Ricardo Englert, e do Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221