Durante o lançamento da 12ª edição da revista Marco Social e comemoração dos dez anos do Instituto Souza Cruz, na noite dessa terça-feira (10), o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), elogiou a atuação da entidade em ações de desenvolvimento humano e estímulo aos jovens a permanecer no campo. “Há uma década a instituição contribui para minimizar as desigualdades sociais, mais especialmente para qualificar a educação da juventude rural brasileira”, ressaltou.
Cherini lembrou ainda que o Instituto Souza Cruz foi agraciado três vezes com o Prêmio Responsabilidade Social, concedido pelo Parlamento gaúcho, nos anos de 2002, 2003 e 2005. “A resposta para as dificuldades das comunidades rurais menos desenvolvidas está no cooperativismo”, acrescentou o presidente da AL.
O gerente do Instituto Souza Cruz, Luiz Andre Soares, esclarece que a entidade surgiu do amadurecimento da visão ético-política da empresa. A entidade trabalha com foco no desenvolvimento humano sustentável e no fortalecimento da agricultura familiar, dirigida especialmente aos jovens. Além disto, esclarece que o trabalho tem uma visão moderna do meio rural, estimulando o empreendedorismo e a inovação, a fim de que os talentos permaneçam realizando suas atividades no campo.
Dentre as ações, o Instituto Souza Cruz desenvolve o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, em cinco estados brasileiros. Outros estados são atendidos em programas realizados com parcerias. Também há o projeto Rede Jovem Rural.
Participaram do evento, no Vestíbulo Nobre da AL, também os deputados Edson Brum (PMDB), Adroaldo Loureiro (PDT), Miki Breier (PSB) e Heitor Schuch (PSB).
|