Cherini
 
Notícias - 19/08/2010
 

Parlamento gaúcho homenageia Luiz Fux com Medalha do Mérito Farroupilha

 
 

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), entregou nesta quinta-feira (19) a maior honraria do Parlamento gaúcho - a Medalha do Mérito Farroupilha - ao ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux pelos relevantes serviços prestados ao País. A concessão da comenda ocorreu durante a abertura da 4ª Jornada Nacional de Processo Civil, no Teatro Dante Barone.

“O ministro tem uma mente iluminada, que une a sabedoria ao conhecimento. Tem muita gente com conhecimento neste País, mas falta sabedoria”, observou Cherini. O presidente do Parlamento também elogiou o homenageado por trabalhar levando em consideração a humanidade e espiritualidade.

O ministro agradeceu pela honraria, destacando que a Medalha tem na sua inspiração originária a luta pela liberdade e independência, que motivaram Bento Gonçalves em 1835. “É algo que marca muito significativamente a vida dos magistrados. Os magistrados têm como condição para o exercício da sua função a independência”, ressaltou Fux. Além disto, manifestou-se sobre os rígidos critérios adotados para a seleção dos agraciados com a Medalha.

Fux é presidente da comissão de juristas designada pelo Senado Federal para elaborar o anteprojeto de lei do novo Código de Processo Civil. Com as mudanças, conforme destacou o ministro, haverá maior agilidade nos processos jurídicos.

Magistratura
Em 1983, Fux iniciou sua carreira na magistratura no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, sua terra natal, como juiz eleitoral. Em 1997, foi nomeado desembargador de Justiça. Atuou como promotor de Justiça de 1979 a 1982. No seu vasto currículo, consta ainda a autoria de vários livros e artigos sobre Processo Civil.

Na abertura do evento a mesa principal foi composta, entre outros, pelo procurador do município de Porto Alegre e presidente da Jornada, Rogério Favreto; representante da governadora Yeda Crusius, procurador-geral do Estado em exercício, José Guilherme Kliemann; vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Voltaire de Lima Moraes; subprocurador de Justiça do Estado, Luiz Carlos Ziomkowski; presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Vilson Darós; diretor-geral do Instituto Municipalizar, Pablo Antonio Tatim; desembargador Adroaldo Furtado Fabrício, ex-presidente do TJ do Estado e magistrado homenageado da 4ª Jornada Nacional de Processo Civil; presidente da OAB-RS, Cláudio Lamachia.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221