O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), recebeu na tarde desta terça-feira (24) a visita de um grupo de gaiteiros de 15 municípios do interior do Estado, coordenado pelo secretário de Cultura de Almirante Tamandaré do Sul, Antônio Sérgio Martins de Oliveira. A audiência, realizada na Sala da Presidência, teve a participação do deputado Gilmar Sossella (PDT), autor do Projeto de Lei 112/2010, que institui a gaita (acordeon) como instrumento musical símbolo do Estado, aprovado por unanimidade na sessão plenária de hoje.
Cherini elogiou a iniciativa de Sossela e defendeu a valorização dos hábitos e tradições gaúchas, como forma de difundir a cultura do Estado. Sossella, que é ele mesmo um gaiteiro, frisou que, além de homenagear inúmeros gaiteiros gaúchos, a proposição objetiva resgatar a história de um instrumento que faz parte da cultura do Rio Grande do Sul, e que está presente na maioria das composições regionalistas.
Também estava presente na audiência a prefeita de Almirante Tamandaré do Sul, Dílse Klein Bicigo. A cidade é conhecida como Terra do Gaitaço e promove evento do gênero em abril, dentro das festividades de emancipação do município, reunindo gaiteiros de todo o Brasil.
|