A programação da Semana Farroupilha 2010 foi tema de audiência entre os presidentes da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Gress, nesta quarta-feira (25). Durante a visita feita pelo tradicionalista, o deputado destacou que o Parlamento gaúcho promoverá uma série de atividades, de 14 a 20 de setembro, todas com entrada franca. “Neste ano, queremos que o acendimento da Chama Crioula, na manhã do dia 14, ocorra em ato na Sala da Presidência, seguindo então para o Recanto Gaúcho do Palácio Farroupilha”, informou Cherini.
As festividades também incluem uma Sessão Solene, no dia 15, a partir das 14h, no plenário da Assembleia, seguida de entrega de medalhas do Mérito Farroupilhas para homenageados em cinco categorias: Luis Fernando Verissimo (literatura), Sirmar Antunes (teatro/cinema), Norminha Duval (música), Sérgio da Costa Franco (história) e Maria Helena Martins (cultura). Já no dia 16, está programada a interpretação da peça teatral “Negrinho do Pastoreio”, com montagem do Grupo Luz & Cena, com sessões às 9h30 e às 14h30, no Teatro Dante Barone, e no dia 17, espetáculo de música e dança tradicionalista, a partir das 19h, no mesmo local. O encerramento das atividades será no dia 20, às 18h, com o adormecimento da Chama Crioula, no Recanto Gaúcho da Assembleia.
O presidente do MTG entregou a Cherini o livro-tema dos Festejos Farroupilhas de 2010, intitulado “Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução”. A obra, uma publicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, contou com a participação de convidados das mais diversas áreas, como o conselheiro do MTG, Manoelito Carlos Savaris, a ex-Primeira Prenda do Rio Grande do Sul, Mariana Mallmann, entre outros pesquisadores. Dividido em 11 capítulos, o livro busca explorar cada um dos aspectos da Revolução Farroupilha abordados pelo tema anual do evento. Com 160 páginas, terá tiragem inicial de 7,5 mil exemplares a serem distribuídos gratuitamente para escolas públicas e entidades tradicionalistas.
|