Na manhã desta terça-feira (31), representantes de comissões emancipacionistas do Rio Grande do Sul pediram a inclusão do Projeto de Lei Complementar 120/2010 na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária deliberativa da Assembleia Legislativa, no dia 14 de setembro. O presidente do Parlamento, Giovani Cherini (PDT), ficou de levar a pauta para a reunião de líderes com o objetivo de agilizar a tramitação e haver possibilidade de apreciar a matéria na data solicitada. No dia 24, houve aprovação do texto Comissão de Constituição e Justiça.
O presidente da Associação Gaúcha de Áreas Emancipadas e Anexandas (Agea) e da Comissão Emancipacionista de Itapuã, Ederaldo de Araújo, esclarece que o PLC devolverá ao Rio Grande do Sul a prerrogativa de criar municípios. Segundo Araújo, outros 14 estados já aprovaram a nova regulamentação.
Participaram ainda da audiência, na Sala da Presidência, representantes de Comissões Emancipacionistas e líderes municipais, dentre eles, de Vila Palanque, Vila Silveira, Águas Claras, Liderança Bela Vista, Balneário Quintão, Vendinha, Costa do Ipiranga, Santa Gema, Arco Verde, Vale Vêneto, e outros. Também estiveram presentes os deputados Adilson Troca (PSDB), Franciso Appio (PP), Elvino Bohn Gass (PT), Raul Carrion (PCdoB) e Paulo Borges (DEM), além do ex-deputado Hélio Musskopf.
|