A Medalha da 52ª Legislatura foi entregue na manhã desta quarta-feira (15), em solenidade no Palácio Farroupilha, ao presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Celso Vicente Marini, em reconhecimento ao trabalho realizado pela entidade em defesa do consumidor e da qualificação profissional da classe. O chefe do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), proponente da comenda, ressaltou que o Estado será pioneiro a estabelecer a presença obrigatória do corretor de seguros ou de seu representante legal em todos os estabelecimentos que comercializam seguros.
A determinação foi idealizada por Cherini em 2009, por meio de projeto de lei que não chegou a ser votado. Neste ano, em virtude de estar no exercício da presidência da Casa, a matéria foi apresentada pelo deputado Francisco Appio (PP), por meio do Projeto de Lei 149/2010, que foi aprovado em 7 de dezembro e aguarda sanção da governadora Yeda Crusius. De acordo com a proposição, o corretor de seguros é o profissional legalmente habilitado pela Superintendência de Seguros Privados para angariar e promover contratos de seguro entre as sociedades seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
O presidente do Sincor-RS afirmou que a medalha representa uma conquista de toda a categoria. “Quero agradecer ao Parlamento o apoio em relação à nossa causa e dizer que os Legislativos de São Paulo e Rio de Janeiro mostraram interesse em implementar o teor do PL 149/2010 e estão analisando o conteúdo”, destacou Marini. O dirigente ressaltou, ainda, que os ideais de cooperação defendidos por Cherini contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Também participaram da cerimônia, o vice-presidente do Sincor-RS, Sergio Alfredo Petzhold; o vice-presidente administrativo e financeiro, Ricardo Albino Pansera; a diretora social, Genesi Cassol; e os associados Jorge Jaeger, Nilton Molina e Joster Alves.
|