Questões prioritárias do setor primário pautaram uma das primeiras audiências do novo presidente da ALRS, deputado Giovani Cherini (PDT), nesta segunda-feira. A situação dos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, em janeiro, foi abordada em reunião com o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC), deputado Edson Brum (PMDB), que convidou Cherini para visitar a Quarta Colônia, especialmente a cidade de Nova Palma, uma das que sofreram maior impacto na agricultura, em função das fortes chuvas.
Os parlamentares também debateram sobre a questão da redução da área de plantio e produção de arroz e fumo, além do escoamento de ambas as safras. “Várias iniciativas estão previstas para 2010, no sentido de tratar com especial atenção o setor primário, que movimenta a economia do Rio Grande do Sul”, enfatizou Cherini. Com o mesmo enfoque, Brum reforçou a importância desse segmento, bem como da manutenção da atividade agrícola, e informou que, como presidente da CAPC, participará na segunda quinzena de março, juntamente com representantes da Univates e de cooperativas gaúchas, de encontro que debaterá a sanidade no setor leiteiro.
Cherini declarou ao peemedebista que espera contar com a parceria da CAPC na implementação do programa de sua gestão e também com a participação efetiva em feiras do setor, como a Expoagro e a Expodireto. O presidente do Legislativo discorreu ainda sobre a construção do prédio permanente da AL no Parque de Exposições Assis Brasil, espaço que deverá servir a debates e atividades entre o Parlamento gaúcho e a sociedade ao longo de todo o ano, e não somente durante a Expointer. |