O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), participou na manhã desta terça-feira (2) da 135ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Porto Alegre. Milhares de fiéis se reuniram numa das maiores festas religiosas do Estado. Após a realização de missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade, o andor com a imagem da Santa foi carregado pelas avenidas Mauá e Castelo Branco, até o Santuário dos Navegantes, na Zona Norte, onde foi realizada a missa campal celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings.
Cherini, acompanhado da esposa Marina, percorreu a pé os quase cinco quilômetros da caminhada. “É um momento de muita emoção, em que percebemos a devoção de milhares de fiéis, unidos com o objetivo de externar seus agradecimentos por graças alcançadas e buscar força espiritual para enfrentar os desafios de cada dia”, enfatizou. Para o presidente do Parlamento gaúcho, a data representa a renovação da fé e da religiosidade.
A tradição do evento religioso, considerado um dos mais importantes do Rio Grande do Sul e do Brasil, começou em 1869, com a devoção de quatro casais de origem portuguesa que mandaram trazer de sua terra natal uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. A primeira marcha religiosa, no entanto, só foi realizada seis anos mais tarde.
Entre as autoridades presentes estavam a governadora Yeda Crusius, o prefeito da Capital, José Fogaça, o vice-prefeito José Fortunati, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelcir Tessaro, secretários e vereadores. |