Depois de apresentar à Mesa Diretora o seu plano de gestão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), repetiu a exposição na primeira Reunião de Líderes deste ano, realizada na manhã desta quarta-feira (3), no Gabinete da Presidência. Sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças, afirmou que pretende valorizar o associativismo, a solidariedade e a responsabilidade das empresas e instituições, além de reforçar a instituição Assembleia Legislativa. Na próxima semana, ele vai se reunir com os presidentes das comissões parlamentares para discutir a forma como o tema do cooperativismo poderá ser conduzido por elas.
Durante a reunião, o presidente também aproveitou para lembrar que, nesta tarde, a governadora Yeda Crusius estará presente no Plenário da Assembleia para apresentar seu plano de governo para 2010. Ele convidou os colegas parlamentares a recepcioná-la no gabinete da Presidência, às 14 horas.
Cherini ainda discutiu com os parlamentares a ideia de construir uma casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e propostas de melhorias no departamento de Saúde do Parlamento. Mencionou a possibilidade de inauguração do Memorial do Legislativo ainda neste ano e a intenção de apreciar um plano de carreira para os funcionários da Casa.
Apesar de não ter sido discutida uma pauta de votações para esta semana, o presidente solicitou a autorização dos parlamentares para a publicação do pedido de indicação de Miguel Juchem como procurador-geral da Assembleia Legislativa, de modo a permitir que a matéria seja apreciada já na próxima terça-feira (9).
Presenças
Participaram da reunião os deputados Raul Carrion (PcdoB), Carlos Gomes (PRB), Cassiá Carpes (PTB), Adilson Troca (PSDB), Luiz Fernando Záchia (PMDB), Adroaldo Loureiro (PDT), Luciano Azevedo (PPS), Zilá Breitenbach (PSDB), Elvino Bohn Gass (PT), Miki Breier (PSB), Marquinho Lang (DEM) e João Fischer (PP).
|