O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), teve uma atitude que chamou de “ousadia”, na noite desta quarta-feira (3), ao participar da abertura oficial do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe – Processos de Comunicação e Cultura Solidária, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Ao destacar que “uma ação vale mais que mil palavras”, o parlamentar pediu às autoridades e ao público que lotou o Centro de Eventos da universidade que se levantassem, dessem um passo a frente, imaginando a ação como um desarmamento de preconceitos, do egoísmo e individualismo. “Agora coloquem a mão direita sobre o ombro esquerdo, e a esquerda sobre o ombro direito e se abracem forte, porque somente se abraçando é que poderemos ter forças para abraçar os semelhantes”, frisou.
Para Cherini, esse simples gesto pode fazer com que a sociedade saiba ser mais humana e possa abraçar as boas causas da associação e do cooperativismo. O presidente do Parlamento gaúcho ressaltou que o objetivo do mutirão, de promover o diálogo nos processos de comunicação, movido pela força de cultura solidária, vem ao encontro do lema de sua gestão: Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças.
Após a manifestação do presidente da ALRS, a governadora Yeda Crusius iniciou sua fala salientando que “cada um merece o abraço que o deputado Cherini nos fez dar”. Destacou, ainda, a importância de fazer com que os processos de comunicação conduzam à busca da verdade.
Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura estavam o arcebispo Metropolitano, dom Dadeus Grings, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o prefeito da Capital, José Fogaça, o deputado estadual Fabiano Pereira (PT) e o vice-reitor da PUC-RS, irmão Evilázio Teixeira.
Mutirão de Comunicação
O evento é promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (Oclace) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta é a 6ª edição no Brasil, com programação prevista até o próximo dia 7. No próximo ano, o Mutirão será realizado na PUC do Rio de Janeiro. |