A importância do cooperativismo no crescimento do pequeno agricultor gaúcho foi ressaltado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), na solenidade de lançamento da 11ª Expodireto Cotrijal, na noite desta segunda-feira (8). No evento, que reuniu diversas autoridades políticas e ligadas a entidades de pesquisa e do setor primário no Grêmio Aquático de Carazinho, Cherini destacou a atuação da Cotrijal e a realização da feira. “A Expodireto vem evoluindo todo ano, junto com a agricultura de precisão e a alta tecnologia no setor agrícola, que hoje está também na pequena propriedade e não é mais privilégio do grande produtor”, afirmou.
Segundo o presidente da ALRS, a Cotrijal enfrentou grandes desafios durante os últimos 10 anos e tornou-se um exemplo de sucesso na área do cooperativismo. “É justamente essa experiência vitoriosa que queremos apresentar à sociedade, bem como a da atuação de outras cooperativas que contribuem para o desenvolvimento regional”, frisou.
Cherini antecipou que o Parlamento gaúcho deverá realizar reuniões de comissões e sessão plenária durante a feira, que ocorrerá de 15 a 19 de março, na cidade de Não-Me-Toque. No último dia do evento, será apresentado seu programa de trabalho, que tem entre as metas o fortalecimento da presença do Legislativo no interior do Estado, através da participação em feiras e exposições. “Vamos unir forças e vencer juntos, seguindo o exemplo de cooperação da Cotrijal”, enfatizou.
Batendo recordes
Ao longo de uma década, a Expodireto apresentou crescimento gradativo, batendo recordes, de acordo com análise do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. “Os resultados demonstram que a feira ocupou seu espaço regional, estadual, nacional e internacional, se consolidando como um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro”, frisou.
Conforme Mânica, no primeiro ano, a Expodireto congregou 41 mil pessoas e, em 2009, esse número ultrapassou 160 mil. “Nosso objetivo é buscar bater o recorde de vendas durante a exposição, que no ano passado superou os R$ 360 milhões”, estimou. Mânica acrescentou que a 11ª edição da feira oferecerá grandes oportunidades de negócios e o que há de mais atualizado em tecnologia no mundo.
Trajetória de destaque
Representando a governadora do estado, o secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado, leu uma mensagem de Yeda Crusius sobre a trajetória de sucesso da Expodireto e de otimismo em relação à edição atual. No texto, a governadora destacou que a feira, que obteve comercialização completa em 2009, já conquistou projeção além das fronteiras do Rio Grande do Sul.
Entre as autoridades presentes na solenidade estavam os deputados estaduais Gilmar Sossella (PDT), Heitor Schuch (PSB), Jerônimo Goergen (PP), Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Alceu Moreira (PMDB) e Pedro Westphalen (PP), o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, o superintendente federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, prefeitos e vereadores. |