As demandas do setor agropecuário e, em especial, do setor leiteiro foram debatidas, nesta quarta-feira (10), pelo presidente do Legislativo gaúcho, deputado Giovani Cherini, durante reunião da Câmara Temática do Leite (CTL), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Entre as preocupações dos cooperativistas está a concessão de incentivos a empresas de fora que vem se estabelecer no Estado, por meio do Fundopem, provocando uma concorrência desleal em relação às cooperativas locais.
Cherini afirmou que encaminhará os pleitos no âmbito Legislativo e também junto ao governo do Estado. “Nós viemos apoiar esta temática que as cooperativas estão apresentando, que é ter o mesmo tratamento em relação ao setor privado, ou seja, igualdade de condições”, disse o parlamentar. O presidente da ALRS informou que irá agendar audiência com a governadora do Estado, Yeda Crisuis, para tratar deste assunto. “Também queremos discutir com o BNDES a questão dos financiamentos, considerando que as empresas conseguem obter recursos junto ao banco de forma facilitada, diferentemente da sistemática que ocorre com as cooperativas”, destacou.
Estas iniciativas, conforme Cherini, vão ao encontro de sua proposta de trabalho. “Temos o compromisso de promover a cooperação e busca conjunta de soluções para os grandes problemas enfrentados pelo nosso Estado”, reafirmou. Ao lembrar o lema que norteará sua gestão frente ao Parlamento gaúcho – O Rio Grande acima das diferenças - Cherini frisou que “o cooperativismo é extremamente importante neste processo”.
Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, é importante que o governo do Estado seja parceiro nas questões que envolvem o cooperativismo. “Especialmente reconhecendo o papel primordial das cooperativas, que foram as pioneiras na construção das redes de produção leiteira, dão assistência técnica e ficam ao lado do produtor o ano inteiro”, revelou.
|