presidente do Legislativo gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), foi agraciado na noite desta terça-feira (23) com a Comenda Cavaleiros do Mar, em solenidade no Parque de Exposições de Imbé. A homenagem feita pela organização da 26ª Cavalgada do Mar, comandada pelo tradicionalista Vilmar Romera, também foi conferida a outras autoridades. Para Cherini, a distinção é dirigida à Assembleia Legislativa e deve ser dividida com todos os parlamentares.
O deputado registrou sua trajetória em defesa do tradicionalismo, com a autoria de leis relacionadas à difusão da cultura gauchesca. Entre as iniciativas estão a instituição do churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul. Cherini também é autor das leis que declaram como integrantes do patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha, que ocorre anualmente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e a Expointer, realizada em Esteio, bem como a que declara a estátua do Laçador, na Capital, integrante do patrimônio histórico e cultural e escultura-símbolo do Estado.
O presidente da ALRS afirmou que será criado no Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional um grupo de trabalho que discutirá propostas de cooperação dirigidas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Culto à tradição
Nesta 26ª edição a Cavalgada do Mar homenageia o grupo Anitas, as mulheres a cavalo do Rio Grande, que é liderado pela historiadora e escritora gaúcha Elma Sant’Ana, presidente do Instituto Anita Garibaldi. O evento se iniciou no último dia 20, com a saída dos cavaleiros e amazonas de Palmares do Sul, e prossegue até este sábado (27), com a chegada em Torres, no Litoral Norte.
Segundo Vilmar Romera, o movimento começou em 1984, com 36 pessoas, em Palmares do Sul. Em 2009, foram quatro mil cavalarianos e outras duas mil pessoas de apoio. “Neste ano, a previsão é de que este número se repita, chegando ao Parque de Balonismo, em Torres, cerca de quatro mil calavaleiros e amazonas”, ressaltou Romera.
A presidente do Instituto Anita Garibaldi lembrou a importância das mulheres na história do Rio Grande do Sul. “Esta homenagem faz um resgate à trajetória de Anita, uma mulher guerreira que lutou por grandes ideais na Revolução Farroupilha”, avaliou Elma. A historiadora informou que no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ocorrerá a Cavalgada das Mulheres, com saída da Praça Garibaldi, na Capital. O evento vai celebrar os 18 anos do Instituto Anita Garibaldi e é realizado em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Mulher.
Entre os participantes da solenidade, em Imbé, estavam os deputados estaduais Ciro Simoni e Gilmar Sossella (PDT), deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Osório Ferreira Martins, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Nelcir Tessaro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Claudio Lamachia, o prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias.