O presidente do Legislativo gaúcho, Giovani Cherini (PDT), foi homenageado na noite desta segunda-feira (7), pela Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), com a entrega de uma placa em reconhecimento à sua atuação em prol de causas públicas e de sua liderança cooperativista. “É uma honra receber a homenagem desta entidade com 50 anos de serviços prestados, que congrega uma categoria que tanto orgulha nosso Estado”, disse o parlamentar, durante jantar no CTG Marciano Brum, em Soledade. Entre as iniciativas de Cherini relacionadas à segurança pública está a proposta que resultou na Lei 13.044, que prevê o monitoramento eletrônico de apenados do regime semi-aberto.
Cherini destacou o trabalho desenvolvido pela Asdep, ao afirmar que a associação de classe orienta, de forma segura e profissional, não só os rumos da Polícia Civil, mas os melhores caminhos para a sociedade gaúcha. “Solidamente constituída sobre valores éticos e democráticos, esta entidade tem o respeito de toda a comunidade onde atua”, frisou.
Ao entregar a placa, o presidente da Asdep, Wilson Müller Rodrigues, ressaltou a presença de mais de 150 delegados e delegadas de polícia, que participaram de um encontro regional da classe, nessa tarde, na cidade. “Aproveitamos a oportunidade para homenagear o chefe do Parlamento em sua terra natal, em reconhecimento ao seu apoio a justas reivindicações, desde que emolduradas pelos princípios da legalidade e razoabilidade”, argumentou o delegado.
Müller enfatizou a importância da legislação que prevê a vigilância eletrônica de presos. De acordo com o delegado de polícia, a implantação das tornozeleiras eletrônicas, além de contribuir no contexto da superlotação das casas prisionais, ajudará na recuperação do apenado e em sua inserção social, e reduzirá os índices de reincidência.
Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Soledade, Gelson Cainelli, o vice-prefeito Luiz Carlos Vizzotto, a presidente da Câmara de Vereadores, Amália Aparecida de Souza, o chefe de Polícia Civil do Estado, Álvaro Steigleder, o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Joel de Souza, e o delegado regional em exercício da 24ª Região Policial, delegado de Soledade, Sander Ribas Cajal.
|