O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), buscou informações com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Leo Lima, sobre os resultados obtidos no Poder Judiciário com a implantação do Planejamento Estratégico. Durante audiência na sede do TJ, nesta tarde (4), o deputado conheceu detalhes referentes à contratação, em 2008, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e da posterior participação do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).
Cherini destacou que a intenção é implantar a sistemática no Legislativo, com foco em modernos conceitos de gestão. “Com esta medida, pretendemos reduzir despesas, aumentando a efetividade e o controle, através da integração de todos os setores mediante a informatização”, justificou.
O presidente do Tribunal de Justiça lembrou que o trabalho teve início a partir de rotinas básicas. “Isso representou pequenos passos, cujo somatório chega a resultados altamente expressivos. O esforço permanente e a disposição para mudanças foram fundamentais para alcançarmos as metas estabelecidas”, afirmou Leo Lima.
As principais ações envolvendo o PGQP foram detalhadas pelo diretor-geral do TJRS, Omar Jacques Amorim. Segundo ele, a economia inicial foi superior a R$ 80 milhões, especialmente com controles efetivos de todas as etapas que envolvem as despesas e as receitas.
Também estavam presentes no encontro, os juízes-assessores da Presidência do TJ, Antonio Vinicius Amaro da Silveira e Rinez da Trindade, e o chefe de Gabinete da Presidência da ALRS, Enilto dos Santos. |