O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), participou na noite dessa quinta-feira (6), da abertura da Feisam 2010, em Saldanha Marinho. A exposição multisetorial, que segue até o próximo domingo (9), reúne a Feira Comercial, Agroindustrial, de Artesanato, Mostra da Novilha e da Terneira, além de shows culturais. O deputado ressaltou que o sucesso do evento pode ser atribuído à união de esforços da comunidade local e lembrou seu plano de gestão para este ano, com foco no espírito cooperativo.
De acordo com o parlamentar, por meio do associativismo conseguimos buscar soluções para os grandes problemas que afligem municípios do Estado. Nesse sentido, citou a necessidade de maior discussão sobre o pacto federativo. “Há injustiça em relação à tributação, sendo uma vergonha o fato de que 63% do valor arrecadado fique no governo federal, enquanto a responsabilidade quanto aos serviços é dos municípios”, disse.
O prefeito Gilnei Steffens salientou que o objetivo maior da feira é divulgar as potencialidades locais. “Conseguimos englobar todos os setores, mostrando para a região do Alto Jacuí e o Rio Grande como um todo o crescimento conquistado pela cidade, que no próximo dia 9 completa 22 anos de emancipação política e administrativa”, justificou.
A Feisam reúne 110 expositores e a expectativa de público é de cerca de 20 mil pessoas. O município, com três mil habitantes, tem a maior expressão econômica no setor de serviços (55,66%), seguido da agropecuária (36,58%) e da indústria (9,76%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).
Entre as autoridades que participaram da abertura, estavam o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), o deputado federal Darcisio Perondi, o vice-prefeito de Saldanha Marinho, Ricardo Hermann, a presidente da Câmara de Vereadores, Terezinha Jussara da Rocha, e a representante da Associação Comercial e Industrial, Joseane Brackmann.
|