O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), defendeu a liquidação das dívidas dos pequenos agricultores, durante café da manhã com a direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), nesta quarta-feira (19), na sede da entidade. O assunto também deverá ser tratado pela Presidência do Parlamento com o governo do Estado, a fim de que seja enviado projeto de lei para o rebate dos débitos. O encontro serviu para reforçar a parceria proposta pela campanha da ALRS neste ano: Cooperação – O Rio Grande acima das diferenças.
A preocupação é relativa a contratos pelo Feaper e Funterra, assinados até o fim de 2002, e pelo Fundo Prorural, até fim de julho de 2005. Cherini espera que o Executivo encaminhe projeto prevendo rebate de 90% do capital apurado e 100% dos encargos financeiros e combinações.
O presidente da Fetag, Elton Roberto Weber, ficou de tratar do assunto com o governo estadual, em encontro agendado para amanhã (20), na Secretaria Geral de Governo. O presidente do Parlamento dará continuidade à discussão do assunto em audiência programada para a próxima semana, no Palácio Farroupilha.
Demandas
No encontro na Fetag, ainda foram destacados pontos importantes da pauta do Grito da Terra Brasil Estadual 2010, entregue a Cherini na ocasião. Segundo Weber, é preciso diminuir o ICMS sobre produtos lácteos e outros; desburocratizar as licenças ambientais a proprietários de áreas inferiores a 40 hectares com silvicultura e produção de alimentos; oferecer orientação sobre o uso racional da água ao invés de punir; instituir desconto de pelo menos 50% nas passagens interurbanas a pessoas com mais de 60 anos; aprovar o projeto de lei 81/2007 sobre a distribuição de protetor solar aos agricultores; dentre outros.
O deputado Heitor Schuch (PSB), autor do PL 81/2007, que tramita na Casa, entende que a matéria deveria ser apreciada na próxima terça-feira (25), Dia do Trabalhador Rural. Ainda participaram do encontro na Fetag o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Roberto Rech; e o presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Carlos Dinarte Coelho; além dos integrantes da diretoria da Federação: o vice-presidente Sérgio de Miranda, o segundo vice-presidente Nelson Wild, a secretária-geral Elisete Hintz, a primeira secretária Josiane Einloft, o tesoureiro-geral Amauri Miotto, o primeiro tesoureiro Nestor Bonfanti e a coordenadora estadual de Mulheres Lérida Pavanelo.
|