O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Giovani Cherini (PDT), ressaltou a importância da cultura cooperativa para o desenvolvimento da sociedade, em palestra para diretores do Sistema Fecomércio/RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços) e representantes dos sindicatos filiados, nesta quinta-feira (20) à noite, na sede da entidade em Porto Alegre. Ele apresentou o programa da AL neste ano: Cooperação – O Rio Grande Acima das Diferenças. Já os empresários fizeram uma apresentação da agenda legislativa 2010 da Federação.
O presidente do Sistema Fecomércio, Moacyr Schukster, chamou a atenção para o perfil de Cherini como humanista e por sua capacidade de mediar questões nem sempre tranquilas na sociedade, em busca de soluções. Ainda solicitou ao presidente do Parlamento que autografasse o livro Origem dos Nomes dos Municípios.
“Precisamos ter a consciência de que é preciso buscar o que é congruente. Uma forma para atingir este objetivo, é construir na sociedade a cultura da cooperação”, afirmou Cherini. Além disso, ressaltou que cooperativismo e cooperação devem caminhar juntos. “Um ajuda a construir a vida; o outro a viver uma vida”.
O presidente do Parlamento destacou o objetivo do Programa da AL: despertar em cada cidadão a consciência sobre a importância e a necessidade da cooperação, bem como a divulgação de exemplo e políticas exitosas nesse campo.
AGENDA LEGISLATIVA – O cientista político do Sistema Fecomércio-RS, Rodrigo Giacomet, fez a apresentação da Agenda Legislativa 2010. “Queremos ter participação ativa nas discussões e contribuir com o trabalho dos parlamentares”, esclareceu. Cherini aproveitou para defender um novo pacto federativo para que haja melhor distribuição da arrecadação entre estados e municípios. |