A tradição cooperativista de Ijuí foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), na manhã desta sexta-feira (21), na abertura das três feiras que promovem os segmentos da indústria, da agroindústria colonial e de lácteos, realizadas conjuntamente no Parque Wanderley Burmann. O deputado citou o exemplo da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijui), com quadro social que ultrapassa os 17 mil associados, distribuídos em mais de 42 municípios. “A Cotrijui, que vinha enfrentando uma crise, seguirá pujante e garantindo 2.450 empregos diretos”, frisou. Cherini frisou, ainda, que a união de várias instituições na promoção das feiras contribui para o desenvolvimento da cidade e região Noroeste do Estado.
Com extensa programação até o próximo domingo (23), a 3ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), a 3ª Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia), e a 1ª Feira Nacional de Produtos Lácteos (Fenilact) irão potencializar o crescimento local e regional. Com o objetivo de gerar renda, empregos e negócios, o evento promovido pela Prefeitura, Associação Comercial e Industrial (ACI) e Emater/RS-Ascar deve movimentar cerca de R$ 10 milhões. “Ijuí, como pólo regional de desenvolvimento, vive em constante movimento e envolvimento entre suas instituições. Nossa cidade foi a que mais cresceu no Rio Grande do Sul em termos de empregos formais, no ano passado”, afirmou o prefeito Fioravante Ballin.
As feiras
De acordo com o presidente das feiras, Luiz Otonelli, a expectativa é de que 50 mil pessoas visitem o parque, até domingo. “Foi um grande desafio reunir três feiras distintas em uma só data, mas com uma visão de futuro conseguimos e esperamos ter muito sucesso”, afirmou.
Mais de 300 expositores estão espalhados pelo Parque. Somente na Fenii, participam 240 expositores dos setores moveleiro, industrial e de artesanato. Na Fenilac, são 40 e, na Fecolônia, outros 45, que oferecem queijo, vinho, cucas e outros produtos elaborados por 120 famílias rurais que recebem assistência técnica da Emater/RS-Ascar.
Um concurso leiteiro e um leilão virtual são as atrações da 1ª Fenilact. O setor leiteiro também estará em evidência, nesta sexta-feira. Logo após a cerimônia de abertura, teve início palestra sobre gestão na propriedade rural e a apresentação do programa Rede Leite, realizado em parceria com produtores, cooperativas e 10 instituições de ensino, pesquisa e extensão rural em 48 municípios do Noroeste.
Entre as autoridades que participaram da abertura estavam os deputados estaduais Gerson Burmann (PDT) e Zila Breitenbach (PSDB), o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB), o comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, a presidente da Emater/RS-Ascar, Águeda Marceu, o diretor da APEX-Brasil, Tiago Terra, secretários municipais e vereadores.
|