O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), participou nessa segunda-feira (24), de reuniões com lideranças de municípios das regiões da Produção, do Vale do Rio Pardo e do Alto da Serra do Botucaraí. Nos encontros, o parlamentar discutiu problemas enfrentados pelas comunidades, relacionados à malha viária, além de questões como aposentadoria para agricultores, reservas legais, e políticas de incentivos para agroindústrias.
O parlamentar destacou a importância das obras de asfaltamento da ERS-332, que estão sendo executadas pela empresa Camargo Corrêa, entre Soledade a Arvorezinha, com acesso até Itapuca. “O asfalto vai possibilitar o progresso de toda a região”, avaliou Cherini, que intermediou as obras junto ao Daer. Ele informou que dará atenção especial à viabilização da ligação asfáltica de Itapuca a Nova Alvorada.
A necessidade de que o agricultor que contribuir por um período maior possa se aposentar com mais de um salário mínimo foi tema dos debates. Durante os encontros, o deputado também falou sobre a importância de que sejam revistas algumas questões do Código Florestal Brasileiro, sob pena de sérios prejuízos de ordem econômica e social para os municípios gaúchos essencialmente agrícolas. Um dos pontos, segundo Cherini, é com relação à junção da Reserva Legal com as áreas de Preservação Ambiental (APPs).
Cherini relatou, ainda, o trabalho que vem desenvolvendo à frente da Presidência da Assembleia Legislativa. Ressaltou que seu plano de gestão, sob o lema “Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças”, visa a incentivar a união de forças para obter resultados positivos envolvendo questões fundamentais ao desenvolvimento do Estado. “Precisamos acabar com as divisões, para que as históricas divergências sejam minimizadas em prol do crescimento”, afirmou.
Encontros com lideranças
Em Santo Antônio do Planalto, Cherini foi recebido por comitiva integrada pelo prefeito Edson Adames, os secretários municipais da Administração, Elio Freitas, e da Educação, Roseli Arent, o presidente da Câmara de Vereadores, Cézar Formentini, e os vereadores Leodi Altmann, Valdecir Sbardeloto e Danilo Vergutz. Em Ernestina, conversou com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Teresinha Nair Roehrig, e o ex-vereador Olair Werner. Já em Barros Cassal, o deputado participou de almoço com o vereador Jarbas Cagliero, a ex-secretária da Educação, Varnderléa de Freitas da Silva, entre outras lideranças locais.
Em reunião na Câmara de Vereadores de Itapuca, estavam entre os presentes o vice-prefeito Delmir Tomazi, os vereadores Namir Ferreira, Amarildo Burille e Marilde Zanette, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delavir Scorsatto. No encontro realizado na Câmara de Vereadores de Nova Alvorada, participaram os secretários municipais da Agricultura, Valmir Darif, de Obras, Vandercelio Bavaresco, e da Educação, Gildani Mezacasa Chesties, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Orides Loucatelli, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho Pancotte, o vereador Juarez Brufatti e a primeira-dama do município, Janete Romanini.
A série de visitas foi concluída em Putinga, em jantar promovido pelo Diretório Municipal do PDT, que reuniu lideranças da cidade e de Arvorezinha, Relvado, Ilópolis e Anta Gorda. Entre os presentes, estavam o deputado estadual Gerson Burmann, o superintendente Regional do Trabalho/RS, Eron de Oliveira, os presidentes do PDT de Putinga, Mario Rosado, de Arvorezinha, Vilson Lima da Luz, e de Ilópolis, Edmilson Marangon. Participaram, ainda, o prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto e o vice, Jaci Gabiati Zatti, além de vereadores da região, como Enevir Polese, Carlos Alberto Dorneles, Reni Guerini da Maia, Bete Mucelin, Irineu Ferri, secretários municipais, ex-prefeitos, ex-vereadores e representantes de sindicatos de Trabalhadores Rurais, entre outras lideranças. |