O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), participou na noite dessa quinta-feira (27) da abertura oficial do 25º Carijo da Canção Gaúcha, que se realiza até o próximo dia 30 no Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong, em Palmeira das Missões. “Este evento de inspiração nativista engrandece e divulga a cultura do Estado, valorizando as nossas tradições, com a apresentação de artistas de renome e de concorrentes no festival da canção extremamente qualificados”, afirmou o parlamentar.
Cherini destacou a organização da festa, promovida pela prefeitura de Palmeira das Missões através da Secretaria Municipal da Cultura, Desporto e Turismo, oferecendo vasta programação para celebrar o jubileu de prata do evento. O deputado lembrou, ainda, atividades desenvolvidas pelo Parlamento gaúcho com o intuito de promover o tradicionalismo. Citou a agenda cultural 2010 do Recanto Gaúcho, no Espaço Nico Fagundes, térreo do Palácio Farroupilha, que desde 22 de março realiza eventos ligados à identidade regional, congregando as diferentes manifestações culturais gauchescas. Cherini é autor da Lei 13.203/2009, que declara Palmeira das Missões Terra do Carijo da Canção Gaúcha. Também é de sua autoria a Lei 11.929/2003, que institui o chimarrão como bebida símbolo e o churrasco como prato típico no Rio Grande do Sul.
Entre os apoiadores da 25ª edição do festival estão entidades filiadas ao MTG, IGTF e Secretaria de Estado da Cultura. Vários shows fazem parte da programação, como o de Nenito Sarturi e Grupo Manancial, Antônio Gringo e grupo, João de Almeida Neto e Banda, Rui Biriva e Grupo, e Cezar Oliveira e Rogério Mello. Os jurados são Augusto Korsack Filho, Sabani Felipe de Souza, Adão Quintana, Dorval Delgado Dias e João de Almeida Neto.
Algumas das músicas classificadas para a fase geral são Adaga de fogo (letra de Rafael Chiappeta Teixeira e música de Digo Oliveira/Marcelinho Carvalho); Plantar é gerar (letra de Ramires Monteiro e música de Cláudio Christo; Um tostado de lei (letra de Moacir Severo e música de Henrique Salgueiro); e Enxurrada (letra e música de Juliano Barros).
Participaram da abertura do evento o deputado Pedro Westphalen (PP), o prefeito de Palmeira das Missões, Lourenço Ardenghi Filho, e o presidente do festival e secretário municipal da Cultura, Desporto e Turismo, Antonio Leo Rodrigues.
Reconhecimento
Em 2004, o Carijo da Canção foi agraciado com o Troféu Cultura Gaúcha, reconhecido pelo governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura, como um dos maiores eventos culturais do gênero.
O festival é considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul desde 2005, através da Lei Estadual nº 12.282, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP).
|