O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), participou hoje (8) do almoço de Confraternização ao Dia Internacional da Mulher, organizado pela Sociedade Gondoleiros, na Capital. O deputado destacou a importância das conquistas obtidas pelas mulheres em diversos setores, citando o exemplo da área política. “Temos, hoje, a primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul”, disse o deputado ao se referir à governadora Yeda Crusius, que foi reverenciada no almoço. O evento também prestou homenagem póstuma à coordenadora internacional da Pastoral da Criança, a médica e sanitarista brasileira Zilda Arns, uma das vítimas do terremoto no Haiti, no início deste ano.
Cherini lembrou ainda a atuação das mulheres na luta por causas sociais e assinalou a responsabilidade daquelas que buscam o sustento da família e que assumem a criação dos filhos. O parlamentar avaliou que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem enfrentados, como a discriminação a que muitas mulheres são submetidas. Também participaram do almoço os deputados Kalil Sehbe (PDT) e Zilá Breitenbach (PSDB).
Cavalgada das Mulheres
O presidente Giovani Cherini também prestigiou, nessa manhã, a chegada da Cavalgada das Mulheres, no Parque da Harmonia. O evento foi promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher e o Instituto Anita Garibaldi. O passeio, que teve início na Praça Garibaldi, contou com a participação de amazonas representantes de piquetes tradicionalistas gaúchos, da Brigada Militar e do grupo de “Anitas”, integrado pela esposa de Cherini, Marina Bertoncello.