O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), recebeu nesta manhã (9), visita de cortesia do ex-governador Alceu Collares. A proposta de trabalho com foco na cooperação e a experiência de Cherini no Parlamento gaúcho, como autor de um grande número de proposições que viraram leis, foram destacadas por Collares. No encontro, o ex-governador apresentou iniciativas na área carcerária implementadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Cherini já demonstrou sua preocupação quanto à ressocialização dos presos, sendo autor da lei do monitoramento eletrônico de apenados”, justificou.
De acordo com Collares, a legislação nos dois estados da região Sudeste do País instituem programas de inserção de egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho. “As empresas que prestam serviços ao Estado, tanto na administração direta quanto na indireta, reservam cotas para que os ex-presidiários tenham oportunidade de trabalhar”, explicou o ex-governador.
Para Cherini, a situação degradante do preso dentro das casas prisionais trata-se de um dos problemas mais graves, atualmente, enfrentados pela sociedade brasileira. “E esta realidade tem forte impacto nos índices de reincidência”, reafirmou o parlamentar. Acrescentou que a Lei 13.044, de sua autoria, que estabelece normas suplementares de direito penitenciário e regula a vigilância eletrônica, por meio das tornozeleiras, contribui para a reinserção social do apenado.