O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), recebeu pedido da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Fessergs) para que auxilie no encaminhamento da reivindicação de reposição salarial ao governo estadual. O percentual proposto pela entidade é de 19%. Em reunião na Sala da Presidência, nesta quinta-feira (11), Cherini deixou agendado encontro para terça-feira (16) com o líder do governo, Adilson Troca (PSDB), para o encaminhamento do assunto, em horário a ser confirmado.
Cherini ressaltou que tem procurado abrir espaço para os servidores chegarem no governo e terem força para negociar. “Vamos ver o que é possível fazer, já que o prazo é curto”, acrescentou, referindo-se ao prazo limite de 6 de abril para que os projetos sobre planos de carreiras e de salários sejam sancionados pelo Executivo. O presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud, esclarece que os servidores estão há 39 meses sem reposição e que a entidade representa mais de 100 mil trabalhadores gaúchos.
No encontro estiveram presentes o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) e representantes do Sindicato dos Técnicos Científicos (Sintergs), Sindicato dos Funcionários de Escolas (Sinfergs), Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários do RS(Amapergs), Sindicato dos Servidores do Daer (Sisdaer), Sindicato dos Servidores do IPE (Sindipe), Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos da Saúde e Meio Ambiente no RS (Sindissama) e Sindicato dos Servidores do Irga (Sindisirga).