O presidente do Legislativo gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), após reunião encerrada no início da tarde desta quinta-feira (11), expressou confiança em um desfecho positivo para as negociações com a Brigada Militar. De acordo com Cherini, há forte sinalização de que os militares de nível médio decidam pela aceitação da proposta do governo, em assembleia a ser realizada na próxima segunda-feira (15).
“Se for fechado acordo entre todas as categorias da BM, pretendemos nos reunir já na terça-feira (16) pela manhã com todas as bancadas do Legislativo, com representantes das três entidades de classe da corporação e com o líder do governo, para que seja assinada a proposta”, explicou.
Cherini frisou que a possibilidade de consenso tem um simbolismo muito especial para o Parlamento gaúcho. Ele comentou que as negociações têm sido complexas, e que se fossem deixadas para discussão apenas em plenário poderia haver o risco de perder-se o prazo para aprovação e sanção das medidas. "É o que queremos evitar, fazendo com que as propostas sigam para apreciação com a aceitação de todas as categorias e que ocorra unanimidade da Casa”, destacou.
A reunião realizada na Sala da Presidência teve a participação do deputado Adilson Troca (PSDB), do deputado Adroaldo Loureiro (PDT), e dos presidentes da Associação dos Cabos e Soldados da BM, soldado Leonel Lucas Lima, da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM, tenente Aparício Santellano, e do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Estado, Isaac Ortiz.