O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), realizou audiência com representantes da Braskem, na manhã desta quinta-feira (11), na Sala da Presidência. O encontro serviu para tratar da importância das tecnologias ambientalmente corretas e programar visita do Parlamento ao centro tecnológico da empresa. Cherini defende avanços na área de proteção ao meio ambiente.
Durante o encontro foi ressaltada a importância da Lei 13.276/2009, de autoria de Cherini, que proíbe a disponibilização de sacolas plásticas por supermercados e outras casas de comércio fora dos padrões estabelecidos pela norma ABNT 14.937. A intenção é reduzir o impacto ambiental produzido pelo uso indiscriminado de sacolas plásticas nos supermercados gaúchos. “É importante que o Legislativo proponha leis que permitam que as tecnologias ambientalmente corretas sejam implementadas”, enfatizou o vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável, Marcelo Lyra.
O Parlamento gaúcho foi convidado a visitar as obras na unidade que produzirá o plástico verde, em Triunfo, ainda neste ano. A tecnologia permite a produção desse material a partir do etanol da cana-de-açúcar. É o primeiro plástico 100% renovável do mundo e que passará a ser produzido em escala industrial pela Braskem, conforme esclareceu Lyra. O potencial de produção será de 200 mil toneladas ao ano. Uma visita à Acimplas, em Estância Velha, que trabalha com madeira plástica, também foi proposta.
Cherini recebeu de Lyra e do gerente de relações institucionais da empresa, João Freire, três elos - símbolos da cooperação na gestão da Presidência 2010 - produzidos com o plástico UTEC, material capaz de substituir até o aço em determinadas aplicações.