Um grupo de representantes do governo chileno, da Região de Coquimbo, participou de audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), nesta segunda-feira (29), na Sala da Presidência. O objetivo foi tratar da integração, especialmente na área econômica, através do Corredor Bioceânico Central (CBC). O chefe do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), destacou a importância das ações no sentido de baratear o custo do transporte e fortalecer os laços entre as nações. “Os deputados (conselheiros regionais) do Chile vieram ao Rio Grande do Sul alimentar um grande sonho. Unir o comércio entre Pacifico e o Atlântico é importantíssimo para nosso desenvolvimento”, afirmou Cherini.
O conselheiro regional chileno, presidente da Comissão de Infraestrutura, Pablo Muñoz Pinto, ressaltou que o CBC é um meio importante de gerar maior crescimento econômico e integração entre os países envolvidos. O conselheiro deixou um convite para que os par lamentares gaúchos participem de um fórum para ampliar o debate, previsto para o próximo ano, no Chile.
Corredor bioceânico
O Corredor Bioceânico Central prevê a ligação das cidades de Valparaíso, no Chile, Mendoza e Córdoba, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, aos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Brasil. O objetivo é integrar a América do Sul por meio de ferrovias, rodovias, portos e hidrovias – do Oceano Atlântico, no Brasil, ao Pacífico, no Chile.
Participantes
A comitiva chilena participou da audiência na ALRS acompanhada do líder do governo, deputado Adilson Troca (PSDB), e ainda fará visitas a portos gaúchos nesta segunda e terça-feira (30). Também estiveram presentes no encontro o diretor-geral do Daer, Vicente Britto Pereira; superintendente do Porto de Rio Grande, Jayme Ramis; assessor técnico da Superintendência do Porto do Rio Grande, Newton Quintas; conselheiro regional e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, José Montoya Angel; presidente da Comissão de Desenvolvimento Social, Washington Altamirano Tapia; presidente da Comissão de Fomento Produtivo, Agapito Santander Marin; vice-presidente da Comissão Administrativa, Raul Godoy Barraza; vice-presidente da Comissão de Ingraestrutura, Lidia Zapata Pasten; vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Social, Teodoro Aguirre Alvarez; conselheiro regional Reinaldo Villalobos Pellegrini; chefe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Carlos Covarrubias Astudillo; secretário regional ministerial de Economia, Gustavo Mallat Garces; secretário regional ministerial de Transporte e Telecomunicações, Juan Fuenzalida Cobo; secretário regional ministerial de Obras, Luis Cobo Montalva e gerente-geral da Empresa Portuária Coquimbo, Miguel Zuvic Mujica.
|