A Assembleia Legislativa ativará neste mês um serviço de consulta da Ordem do Dia das sessões plenárias pelo celular, através de torpedo a ser enviado para o público interno pelo sistema denominado Promovel. Primeiramente, conforme o superintendente legislativo, Pedro Sérgio Rebés Guimarães, as mensagens serão repassadas para deputados, gabinetes parlamentares, coordenadorias, Procuradoria e imprensa da Casa, com um link para o endereço promovel.rs.gov.br.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) começou a desenvolver o Promovel no ano passado. O atual presidente da AL, Giovani Cherini (PDT) determinou a conclusão do sistema diante da importância que terá para os deputados e servidores. “Precisamos agilizar e modernizar os serviços do Parlamento. Todos deputados poderão consultar os projetos a serem apreciados pelo celular enquanto estiverem realizando outras atividades pertinentes ao mandato”, destaca Cherini.
O objetivo do sistema é dar acesso rápido à definição da Ordem do Dia após a reunião de líderes. “Após, a Mesa Diretora poderá decidir se ampliará o Promovel para outros Poderes e órgãos do estado”, esclarece o superintendente legislativo. Ainda será possível conferir as ementas dos projetos de três Ordens do Dia anteriores.
Os cidadãos também podem obter informações sobre as matérias em condições de serem votadas no Parlamento gaúcho pela internet via celular, através do endereço promovel.rs.gov.br. “Posteriormente, estaremos prestando um serviço via e-mail a todos que se cadastrarem”, acrescenta Guimarães.
|