O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), reuniu-se nesta segunda-feira (25), com novos deputados eleitos no último pleito. Participaram do café da manhã, no Palácio Farroupilha, 13 dos 22 novos parlamentares que, juntamente com os 33 que já ocupam uma cadeira no Parlamento gaúcho, irão integrar a 53ª Legislatura, que se inicia em 31 de janeiro de 2011. Os números representam uma renovação de 40%, percentual igual ao registrado nas eleições de 2006. “O propósito deste encontro foi abrir as portas desta Casa, para que ao assumirem seus mandatos, os novos deputados estejam inteirados sobre questões técnicas e estruturais do Legislativo”, afirmou Cherini.
Uma síntese de medidas administrativas implementadas neste último ano da 52ª Legislatura foi apresentada pelo chefe do Parlamento, como a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (RHE), já em funcionamento a partir deste mês. “É uma medida prioritária que objetiva reduzir a possibilidade de falhas no sistema de folha de pagamento dos servidores do Legislativo. Na Presidência, em 2010, buscamos modernizar a gestão por meio de ações como esta, dando mais segurança na aplicação dos recursos públicos”, ressaltou Cherini.
O deputado citou, ainda, o convênio firmado com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), que durante 14 meses apoiará e capacitará o quadro da Casa, visando à execução do projeto Modernizando a Gestão da Assembleia Legislativa. De acordo com Cherini, os resultados serão buscados por meio da otimização dos gastos das despesas correntes e gestão de projetos de receitas. “Além de diminuir despesas, a intenção é aumentar a efetividade e o controle, através da integração de todos os setores mediante a informatização”, acrescentou.
Após a diplomação dos eleitos, prevista para o dia 17 de dezembro, a Comissão de Ética Parlamentar irá promover curso preparatório, oferecendo aos deputados noções básicas das Constituições Estadual e Federal, processo legislativo, técnica legislativa e Regimento Interno da Casa. O curso, que deve ser realizado no dia 20, tem apoio da Superintendência Legislativa e da Escola do Legislativo Romildo Bolzan.
Participaram do encontro os deputados eleitos Valdeci Oliveira (PT), Edegar Pretto (PT), Ana Afonso (PT), Miriam Marroni (PT), Luis Lauerman (PT), Lucas Redecker (PSDB), Alceu Barbosa Velho (PDT), Diógenes Luís Basegio (PDT), Giovani Feltes (PMDB), José Francisco Gorski (PP), Marcelo Moraes (PTB), José Sperotto (PTB) e Catarina (PSB). Também estavam presentes o superintendente-geral da ALRS, Hermes Teixeira da Rosa, superintendente Administrativo e Financeiro, Jorge Luís Tonetto, superintendente de Comunicação Social e Relações Institucionais, Carlos Bastos, superintendente Legislativo, Pedro Sérgio Rebés Guimarães, e o chefe de Gabinete da Presidência, Enilto José dos Santos.
|