O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini (PDT), encaminhará ofício à Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro com requerimento de participação do Parlamento gaúcho nas discussões relacionadas à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, entre 15 e 20 de novembro em Punta Del Este. Da mesma forma, solicitará espaço para manifestação e voto de representante da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Os debates no evento terão foco na proposta de diretrizes que visa a regulamentar os artigos 9 e 10 do Tratado Convenção-Quadro, que tem a intenção de banir o uso de diversos ingredientes na produção de cigarros, como é o caso do fumo Burley. Conforme o presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, Adolfo Brito (PP), há preocupação com o impacto das medidas propostas. “Elas poderão afetar a renda de milhares de famílias no Rio Grande do Sul, onde a fumicultura representa a quarta pauta de exportações”, afirma Brito.
Nesta manhã (27), Cherini tratou do assunto em audiência com Brito, na Sala da Presidência. “Vamos buscar espaço para a Afubra e a Assembleia Legislativa no evento do Uruguai, pois temos que manter esta importante cadeia produtiva do estado”, ponderou o chefe do Parlamento gaúcho.
|